Por que a Liga da Justiça não salva Gotham City?
Por Claudio Yuge |

Gotham City é conhecida por ter o charme a criminalidade da Chicago noir dos anos 1930 e da Nova York tomada por gangues no final dos anos 1970. É também a cidade mais corrupta do Universo DC, e, mesmo que Batman e seus aliados continuem lutando constantemente contra os vilões, o status quo do local invariavelmente volta para a mesma situação. E por que a Liga da Justiça não ajuda a dar um jeito nisso?
Bem, a resposta aparece em uma revista fora da continuidade oficial, em uma minissérie chamada Batman: Dark Ages, em que vemos vários personagens da mitologia do Universo DC em uma realidade inspirada na minissérie Superman: A Era Espacial. Nesse mundo, os heróis são reimaginados durante acontecimentos importantes do mundo real.
Em Batman: Dark Ages #5, a rivalidade entre Batman e Ra's al Ghul toma contornos ainda mais pessoais quando a treta escala para a explosão do Asilo Arkham. O local tinha um valor afetivo para ambos, pois a mãe de Bruce Wayne já foi paciente por ali, e o amor da vida de Ra's morreu justamente por conta da detonação do prédio.
Com a criminalidade escalando em Gotham City, assim como sua rivalidade com Ra's, Bruce teme que não possa lidar com essa ameaça crescente, e que talvez até possa perder o controle. É aí que ele pede ajuda da Liga da Justiça para resolver os problemas de sua cidade.
Liga da Justiça mira problemas maiores
Enquanto Batman expõe seus problemas para a Liga da Justiça, a equipe entra em contato com Brainiac, que explica a possibilidade de o Antimonitor drenar todo o universo dessa realidade para a antimatéria. E, antes mesmo que isso possa acontecer, o próprio Brainiac afirma que tem planos para rasgar a biosfera da Terra.
Diante dessa situação, os colegas de Batman dizem a ele que não há como deixar de lado tretas nível mundial, cósmico e até universal para olhar atenciosamente aos pontos focais menores.
Ou seja, a Liga da Justiça é "sem tempo, irmão" para os problemas considerados menores. Além disso, embora Gotham City costume se destacar entre os locais corruptos da Terra, basicamente todas as cidades têm seus vilões e criminalidade.
Assim, o grupo de heróis prefere deixar cada núcleo cuidando do seu "cantinho" enquanto olha para problemas maiores, a não ser que alguma treta em Gotham City, por exemplo, escale para algo de nível mundial ou cósmico. E, no final das contas, há sempre aquele pensamento sobre "a humanidade lidar com seus próprios problemas" ao invés de ser ajudada por uma força exterior.
Leia mais: