Nova origem do Capitão América revela supersoldado esquecido
Por Claudio Yuge |

A Marvel Comics, e a indústria de quadrinhos em geral, vive usando o recurso de continuidade retroativa (ou retcon) para fazer atualizações em suas franquias. Isso permite incluir eventos, personagens e cenários que “sempre estiveram lá” mesmo que nunca tenham sido citados previamente na continuidade até então. E isso acontece novamente na nova fase do Capitão América.
- Capitão América contará histórias de uma época que fãs do MCU querem saber
- Capitão América traz de volta herói esquecido pela Marvel há mais de 20 anos
Atenção para spoilers de Captain America #1!
A fase anterior, comandada por Michael Straczynski, levou o Capitão América a uma trama grandiosa, com pitadas de sobrenatural e até metafísica. Toda vez que algum personagem passa por um arco mais complexo, a Marvel alterna com um período mais simples e intimista, com histórias mais pessoais.
E é isso acontece agora com a nova fase de Steve Rogers sob o comando de Chip Zdarsky, que é um roteirista mais inclinado a explorar os dramas pessoais de super-heróis. O Capitão América pode ser um herói desafiante para os escritores, pois há tempos ele não mais serve como um símbolo ufanista ou é motivado apenas por guerras. Então, os roteiristas estão sempre tentando encontrar novas motivações e seu lugar no mundo como protetor da liberdade.
Para revisar onde e como Steve Rogers se encaixa no momento atual, Zdarsky vai, inicialmente, explorar os primeiros dias do herói depois que ele foi descongelado, após passar décadas hibernando quando foi dado como morto em uma missão após o término da Segunda Guerra Mundial.
E, na trama, Marvel traz mais uma reviravolta ao passado do Capitão América ao adicionar um supersoldado secreto que existia quando Steve Rogers chegou aos tempos modernos.
Quem é o novo supersoldado esquecido?
Em Captain America #1, lançado recentemente, faz apenas uma semana que Steve foi encontrado pelos Vingadores e ele ainda está tentando entender o mundo. Depois de salvar o prédio das Nações Unidas de um bombardeiro, o Capitão América visita o Pentágono e conhece o General Ross, que recruta Steve para uma nova missão na Latvéria.
Steve se prepara e conhece a mais nova geração do Comando Selvagem. A última pessoa a chegar é um homem chamado David Colton, que aparece empunhando um escudo semelhante ao do Capitão América. E, assim como Steve, David já foi um fracote com um forte desejo de servir ao seu país e também passou por um programa experimental para se tornar um supersoldado.
Enquanto não sabemos mais detalhes sobre Colton, isso apenas reforça o fato de que o governo estadunidense continuou tentando substituir Steve após seu desaparecimento. Já conhecemos anteriormente Isaiah Bradley, um homem que foi forçado a testar um novo soro de supersoldado; e William Burnside, uma pessoa loucamente obcecada em substituir Steve Rogers.
E, agora há Colton, que, ao contrário dos anteriores, não parece ter assumido o apelido de Capitão América, apenas o escudo. Por enquanto é tudo o que sabemos sobre a novidade, que será o grande tema do arco inicial da nova do Sentinela da Liberdade.
Leia também: