Nova HQ do Robin explica o significado secreto de nome do vilão do Batman

Nova HQ do Robin explica o significado secreto de nome do vilão do Batman

Por Márcio Padrão | Editado por Claudio Yuge | 02 de Fevereiro de 2022 às 21h40
Reprodução/DC

A tradução real de Ra's al Ghul, nome de um vilão clássico do Batman, é "Cabeça do Demônio" em árabe. Imaginava-se que o termo vem do fato dele ser o líder das ordens criminosas Liga das Sombras e Liga dos Assassinos, que metaforicamente seriam o demônio em questão. Mas a trama da HQ Robin nº 10, lançada recentemente, mostra que não é bem assim.

Atenção: spoilers a seguir!

Mais jovem, Ra's travava uma batalha interna entre suas crenças na ciência e uma descrença no sobrenatural. Na trama, com roteiro de Joshua Williamson e arte do brasileiro Roger Cruz, vemos a bisavó de Damian Wayne — atual Robin, filho de Batman e neto de Ra's — conduzir um flashback sobre as origens de seu filho, quando ele era o médico de um sultão no Oriente Médio.

No entanto, após a morte de sua mãe e mais tarde de sua esposa Sora, o futuro Ra's passou a estudar o milagroso Poço de Lázaro. O tempo todo ele se recusou a reconhecer visões de um demônio que assombrava sua mãe, ressuscitada pelo poço.

Ra's al Ghul e suas ligas em Robin nº 10 (Imagem: Reprodução/DC)

Ao recusar o demônio que viu em seus sonhos e sua fé na ciência, o médico do sultão reuniu suas ligas contra a Liga de Lázaro, chefiada por sua mãe. Ao vencedor, claro, restaria o domínio do poço. Ra's venceu a guerra, mas como teste final de sua fé científica, testou o poder do poço em si mesmo. Alcançando a imortalidade, ele finalmente tomou o nome de Ra's al Ghul.

No entanto, o nome denota uma superioridade do pensamento do vilão sobre o sobrenatural. Em vez de ser um demônio, Ra's acredita que é maior do que qualquer demônio que poderia existir. Ele segue acreditando na ciência em vez da magia, mesmo depois que ela trouxe de volta sua mãe que acreditava no contrário. Este caso revela o verdadeiro significado por trás do nome de Ra's al Ghul, além de explicar sua luta interna de anos entre ciência e sobrenatural.

Fonte: ScreenRant

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.