Marvel revela verdadeira identidade de grande vilão recente dos Vingadores
Por Claudio Yuge |

A Marvel Comics até tentou manter muito mistério sobre a identidade do vilão Myrddin, introduzido nos quadrinhos recentes dos Vingadores, mas a verdade é que muita gente já imaginava de que se tratava de mais uma variante de Kang, o Conquistador. A revelação, feita em Avengers #30, lançada recentemente, valida a teoria mais popular entre os leitores e abre caminho para um dos maiores confrontos da atual fase da editora.
- 6 Vingadores tão obscuros que ninguém sequer lembra da existência
- Vingadores matam vilão icônico da Marvel após 57 anos
Atenção para spoilers de Avengers #30!
A edição, escrita por Jed McKay e ilustrada por Farid Karami, encerra-se com a cena em que Myrddin remove sua máscara espelhada diante dos heróis e admite ser outra versão de Kang. O detalhe do acessório já havia levantado suspeitas desde sua estreia em Timeless #1, justamente por refletir o rosto de quem o encara.
“Sempre que Kang me enfrentava, ele via a si mesmo”, diz Myrddin ao retirar a máscara, em um momento que surpreende os Vingadores, mas que confirma as pistas deixadas ao longo de três anos de narrativa.
Nas poucas aparições até agora, Myrddin mostrou-se extremamente poderoso, astuto e implacável, superando até mesmo o próprio Kang em confrontos diretos. Agora, os fãs se perguntam: onde ele se posiciona entre as incontáveis variantes do vilão espalhadas pelo multiverso da Marvel?
A resposta pode começar a ser revelada em Avengers #31, que chega às bancas em 8 de outubro de 2025. A capa e a sinopse da edição já adiantam que a batalha entre Kang e Myrddin será intensificada, prometendo o surgimento de um antagonista “sem igual”.
Revelação não tão secreta assim
Apesar do impacto da cena final, a revelação não chega a ser totalmente inesperada. Além das pistas espalhadas desde 2022, a própria Marvel já havia divulgado a capa de Avengers #31, com destaque para Kang, e uma sinopse que praticamente entregava a conexão.
Ainda assim, a confirmação oficial reposiciona Myrddin não como um novo personagem, mas como uma evolução de um dos vilões mais icônicos dos Vingadores. O desafio, agora, será provar se ele realmente merece o título de “a variante mais poderosa de Kang”.
Vale destacar que nos planos iniciais da Saga do Multiverso do Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês) estaríamos próximos à estreia de Vingadores: Dinastia Kang, filme que foi substituído por Vingadores: Doomsday após a remoção de Kang das tramas do Marvel Studios após os problemas judiciais envolvendo o ator Jonathan Majors.
Ou seja, é bem possível que a Marvel Comics tenha alinhado toda essa trajetória de Myrddin até a "grande revelação" justamente próximo à estreia de Vingadores: Dinastia Kang. Como as coisas mudaram no Marvel Studios quando o arco de Myrddin já havia começado nos quadrinhos, então, a Casa das Ideias simplesmente seguiu com o planejamento e, como deu para notar, nem fez muita questão de esconder a identidade do vilão após esse frustrante desalinhamento com as produções das telonas.
Leia mais: