10 Vingadores mais inteligentes de todos os tempos
Por Diego Corumba |

A Marvel Comics traz como super-heróis não apenas os dignos e mais estimados personagens, mas também muitos Vingadores que foram inteligentes a ponto de encontrarem seu caminho no principal grupo da editora.
- Qual é o poder mais importante do Universo Marvel?
- 10 HQs de super-heróis produzidas por celebridades que você nem imagina
Reunimos aqui aqueles cujo intelecto realmente é tão elevado que ter poderes é apenas um “extra” próximo de suas capacidade de raciocinar diante de grandes perigos e ameaças. Sejam cientistas ou especialistas em artes místicas, são heróis que representam um verdadeiro avanço nesta categoria.
Celebrando os Vingadores mais inteligentes que temos na Marvel Comics, veja a lista com os dez super-heróis que se mostram verdadeiros gênios entre as maiores mentes das HQs.
10. Otto Octavius (Homem-Aranha Superior)
Podemos debater por horas a ausência de Peter Parker nessa lista, mas um fato é que Otto Octavius superou ele em todos os aspectos como o Homem-Aranha Superior. Além de conseguir um diploma de ensino superior para o herói, ele também foi responsável pela criação das Indústrias Parker.
E não é apenas um gênio por montar seus clássicos braços mecânicos no traje de Aranha, mas ele também teve muitas ideias boas como drones aracnídeos correndo por toda cidade de Nova Iorque - alertando sobre qualquer crime em tempo real. Vencer a morte é apenas outro detalhe que o torna “Superior” além de sua alcunha.
9. Amadeus Cho (Hulk)
Ainda que inexperiente, Amadeus Cho já era conhecido no meio científico antes de absorver radiação gama e tinha uma forte participação em diversos eventos da Marvel. Ele inclusive já criou um traje para aumentar sua resistência e força e pudesse encarar os perigos da Terra Selvagem.
Sua principal habilidade é manter na mente uma quantidade absurda de informações, quais ele sabe organizar e utilizar assim que necessário. O fato dele absorver a radiação gama e poder se transformar em um Hulk só soma as possibilidades para o super-herói, que já integrou os Vingadores e diversos outros grupos.
8. Hank McCoy (Fera)
Apesar do Fera ser reconhecido como membro dos X-Men, o super-herói também já integrou os Vingadores em algumas fases do grupo. E apesar de seus poderes físicos chamarem a atenção, seu verdadeiro potencial é no caminho científico - principalmente na área genética.
Por muito tempo ele estudou os mutantes e formas de reverter algumas características (como sua pele azul), mas nem sempre ele usou a sua mente para o bem. Na Era de Krakoa, o Fera reproduziu experimentos maléficos e cedeu aos seus impulsos para conseguir resultados “a qualquer custo”.
7. Stephen Strange (Doutor Estranho)
Stephen Strange era um neurocirurgião de sucesso, se tornando um dos principais pilares da comunidade médica. No entanto, ao ter o movimento de suas mãos comprometido, ele mostra que sua verdadeira genialidade é posta à prova nas artes místicas. E o super-herói, mais uma vez, mostra o quanto se sobressai aos demais.
E ele não se torna apenas um mago qualquer, o membro dos Vingadores se torna o Mago Supremo da Terra e atinge novos patamares a cada nova HQ. Atualmente ele atende como o Mago Supremo de Asgard - se colocando em um patamar similar ao dos deuses nórdicos, elevando ainda mais o nível.
6. Bruce Banner (Hulk)
Nosso estimado Bruce Banner não é conhecido apenas por esmagar ou brincar com radiação gama, mas ele tem um amplo conhecimento em diversas áreas da ciência: como biologia, química, física e outras naturezas. Isso não garantiu para ele apenas uma vaga nos Vingadores, mas também entre os maiores gênios de todo Universo Marvel.
E quando nada mais pode resolver, ele se transforma em um Golias Esmeralda que pode devastar qualquer coisa que o tenha deixado furioso. Simples assim. Além disso, ele foi capaz de abrir uma convivência com o próprio Hulk algumas vezes, o que é impressionante.
5. Hank Pym (Homem-Formiga)
Entre todos os super-heróis da Marvel, Hank Pym foi o que mais mudou de lado - aliado em alguns momentos, vilão em outros. Porém, sua contribuição com as partículas Pym é inegável e permite que muitos consigam manipular seu tamanho para salvar o dia (como a Vespa, o Golias, Scott Lang, Estatura e outros).
O personagem também utiliza sua mente para criar máquinas e foi o responsável (ao menos nas HQs) pela criação de Ultron - um dos maiores vilões dos Vingadores e que sempre acaba voltando de algum modo para causar mais confusões.
4. Adam Brashear (Marvel Azul)
Apesar do Marvel Azul não ser um dos personagens mais populares da editora e nem dos Vingadores (talvez pela sua ausência no MCU?), ele é um dos maiores destaques da equipe quando se é debatido a inteligência e criatividade da mente dos super-heróis.
Como alguém que sempre segue para além dos seus próprios limites, em determinado momento de “Ressurrection of Magneto #1”, ele demonstra que é capaz até de hackear o “mundo dos mortos” - algo que Reed Richards considerava impossível, mas que nas mãos do herói se tornou uma experiência que o grupo conseguiu reproduzir.
3. Tony Stark (Homem de Ferro)
O homem construiu um coração artificial e uma armadura em cativeiro, ajudou os Vingadores a encontrar um caminho para a vitória inúmeras vezes, encarou ameaças como Ultron, Thanos e diversas outras e ainda mantém o bom-humor. Tony Stark pode ter vários adjetivos, mas se você não pensa em “gênio” como o primeiro, comete um erro.
O super-herói não é tão preparado quanto o Batman, mas tem um plano de contingência tão amplo que construiu centenas de armaduras - cada uma para um fim específico. Seja com nanotecnologia, para conter o Hulk, matar deuses e tudo mais, o personagem tem uma das mentes mais afiadas da Marvel Comics. E ele sabe disso.
2. Doombot
Todos sabem que os Doombot têm acesso ao mesmo nível de inteligência de Victor Von Doom, podendo até mesmo fingir que são o vilão para cumprir os planos de sua mente maléfica. Com isso em mente, esses robôs são considerados uma grande ameaça e toda vez que algum aparece, o nível de cautela que se deve ter é o mesmo (senão maior) do que teriam com o Ultron.
Com seu conhecimento em máquinas, Hank Pym ajudou a reprogramar um destes Doombot para se tornar um dos Vingadores mais leais e brilhantes de todos. Para ter uma ideia, ele criou um buraco negro compacto dentro do próprio corpo, caso o Doutor Destino quisesse dominá-lo de algum modo.
1. Reed Richards (Sr. Fantástico)
É impossível falar em gênios da Marvel Comics e dos Vingadores sem sequer pensar no líder do Quarteto Fantástico: Reed Richards. Ele não apenas desvendou mistérios como o Multiverso e como impedir ameaças como a de Galactus, mas também salvou o planeta incontáveis vezes com sua inteligência.
Ele tem uma ponte entre realidades, armas extremamente poderosas (como um clone de Thor, por exemplo), um transportador para o “Além” e até existe um “Conselho de Reeds” - um lugar onde diversas variantes do personagem se reúnem para compartilhar conhecimento e tentarem soluções para os problemas que podem estar passando.
Heróis inteligentes nos Vingadores e na Marvel
É importante mencionar que esta lista vai muito além, com vários personagens provando serem inteligentes em níveis que são acima dos comuns entre os humanos. O próprio Peter Parker, Shuri, Riri Williams e diversos outros que já conseguiram surpreender até mesmo os Vingadores com o passar dos anos.
Nessa lista, elegemos como os Vingadores mais inteligentes os seguintes super-heróis:
- Reed Richards (Sr. Fantástico)
- Doombot
- Tony Stark (Homem de Ferro)
- Adam Brashear (Marvle Azul)
- Hank Pym (Homem-Formiga)
- Bruce Banner (Hulk)
- Stephen Strange (Doutor Estranho)
- Hank McCoy (Fera)
- Amadeus Cho (Hulk)
- Otto Octavius (Homem-Aranha Superior)