Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Marvel revela quem é o verdadeiro criador do escudo do Capitão América

Por| 24 de Agosto de 2022 às 21h40

Link copiado!

Marvel
Marvel

Quem criou o escudo do Capitão América? Se você é fã dos filmes do Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês), vai dizer prontamente que foi Anthony Stark, o pai de Tony Stark, o Homem de Ferro.

Mas, nos quadrinhos, essa história é bem mais complexa, já que, diferente do cinema, o objeto é feito de uma liga metálica que combina o vibranium e o adamantium, dois dos elementos mais poderosos do universo da Casa das Ideias. E, agora, a editora revela quem seria o verdadeiro inventor da peça icônica do Sentinela da Liberdade.

Atenção: contém spoilers de Captain America: Sentinel of Liberty #3!

Continua após a publicidade

Como todo mundo sabe, o escudo do Capitão América não é serve somente para proteger. Sua poderosa constituição metálica, além de aguentar até mesmo o impacto do martelo de Thor ou as afiadas garras de Wolverine, serve como uma arma e, acima de tudo, carrega o símbolo do Sentinela da Liberdade. Mas… isso está prestes a mudar, com a revelação de seu verdadeiro criador.

Nos quadrinhos, a Marvel já havia revelado em Captain America #255, de 1981, que um metalúrgico estadunidense chamado Myron MacLain foi o responsável por combinar vibranium e adamantium, criando a liga metálica inquebrável a qual o escudo é feito. Na mesma trama, MacLain diz ter adormecido durante o processo, e, sem um “elemento desconhecido”, que deve ser adicionado para o resultado final, nunca mais conseguiu recriar um objeto igual — a descoberta teria sido até acidental.

Claro, essa parte da história foi adicionada pelos autores na época somente para tornar o escudo do Capitão América em um artefato único no universo Marvel — veja bem, há até uma HQ publicada em que há uma busca pelo objeto e uma equipe dos Guardiões da Galáxia do futuro tem o integrante Vance Astro usando-o como uma homenagem a Steve Rogers.

Continua após a publicidade

Agora, em Captain America: Sentinel of Liberty #3, publicado no último dia 10 de agosto, o Capitão América viaja para a Alemanha e descobre uma misteriosa organização clandestina chamada de Outer Circle (Círculo Exterior, na tradução livre). Steve Rogers descobre que um homem chamado Doutor Boka Agboje é quem teria operado a forja de vibranium que resultou em seu famoso escudo.

E mais: o símbolo de seu escudo não seria assim o ícone de liberdade que todos pensam. A edição diz que “o primeiro círculo significa controle, os outros dois a obediência, e a estrela é sua arma de execução, seu supersoldado”. Ao que parece, o escudo Agboje é quem teria iniciado a criação do escudo com vibranium; e o revestimento de adamantium teria vindo depois, com MacLain.

Continua após a publicidade

Mesmo com essa revelação, a coisa toda ainda não foi explicada certinho com detalhes. Mas o que essa nova trama mostra é que, nem a pessoa que achávamos ser o criador, e nem a verdadeira intenção da produção do objeto, são o que pareciam ser até agora. Com isso, a Marvel cria mais um capítulo misterioso sobre o passado do Sentinela da Liberdade — algo que ainda devemos ver em capítulos futuros dos quadrinhos.