Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Marvel Comics muda seu inteiro cânone com duas palavras

Por| 03 de Abril de 2023 às 22h00

Link copiado!

Marvel
Marvel
Tudo sobre Marvel

O universo de uma marca do entretenimento sempre precisar mudar. O cânone de uma empresa que produz conteúdo em massa sofre constante impacto do tempo, das inovações tecnológicas, da saturação de suas propriedades intelectuais e do próprio mercado e do comportamento do público. Portanto, as mudanças são mesmo necessárias. E a Marvel Comics acaba de alterar um importante conceito de sua principal cronologia com apenas duas palavras: Vírus Causal.

A Marvel nunca teve medo de apostar e experimentar, e, depois de seu intenso fracasso nos anos 1990, aprendeu que reformular constantemente suas linhas e conceitos é a melhor forma de manter suas histórias com um equilíbrio entre criação de novas propriedades, sucesso comercial e qualidade editorial.

Em Clobberin 'Time # 1, de Steve Kroce e Bryan Valenza, lançado na semana passada, vemos o Coisa mais uma vez em parceria com seu “rival”, o Hulk. Na trama, vemos a dupla enfrentando um inimigo bizarro que parece uma mistura do Doutor Destino e Homem de Ferro. Os heróis perdem e são levados para “um lugar e tempo distantes”.

Continua após a publicidade

Quando isso acontece, a história menciona algo chamado de Causal Virus (ou Virus Causal), que sugere um processo misterioso capaz de sempre trazer os heróis de volta quando eles morrem ou são levados para outro universo — ou seja é como se a continuidade retroativa (ou retcon) fosse oficializada como algo recorrente na forma de uma parte do próprio conceito vivo do universo da empresa.

A ideia de um "vírus causal" sugere que as vitórias da Terra-616 contra vilões como Thanos nunca estiveram nas mãos de seus heróis. Em vez disso, esse vírus redefine o status quo para garantir que os personagens da Marvel estejam sempre onde precisam estar quando a próxima grande ameaça surgir. Ou seja, os Vingadores nunca correm o risco de ficarem presos ou mortos, desde que esse vírus altere a maneira como a narrativa funciona.

Continua após a publicidade

Isso garante que não importa o quão ruim as coisas fiquem ou o quanto um vilão destrua a Terra-616, ela sempre retornará ao status quo graças ao Vírus Causal. Ao que parece, no entanto, as coisas não funcionam da mesma forma para as outras Terras do Multiverso Marvel — apenas para o cânone principal, assegurando que as principais propriedades da editora sempre terão seus personagens clássicos de volta à cronologia, não importa o que aconteça.