Publicidade

Marvel agora inventa que o bordão “Hulk Esmaga!” nasceu há 3600 anos

Por  | 

Compartilhe:
Marvel Comics
Marvel Comics

Já falamos aqui no Canaltech várias vezes sobre como a Marvel Comics vem reformulando constantemente seus personagens e hierarquia de poder, em um ciclo de atualização muito mais interessante do que os reboots do passado. Agora, os principais ícones têm suas trajetórias em constante movimento, interligando vários elementos da estrutura do Universo Marvel. O Hulk é uma das peças-chave no estofamento que a editora vem aplicando em seu passado narrativo — e isso vem mudando bastante a origem do Gigante Esmeralda.

Atenção para spoilers de The Incredible Hulk #15!

Na atual fase, o título The Incredible Hulk é praticamente uma continuação de The Immortal Hulk, com elementos de terror conectados à dimensão sombria conhecida Below-Place, uma espécie de inferno controlado pela faceta diabenta da entidade máxima do Universo Marvel, o ser The-One-Below-All/The-One-Above-All.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

E a trama das edições mais recentes mostra que The-One-Below-All tem uma rival cósmica chamada de Mãe dos Horrores, uma criatura desgraçada que se disfarça de idosa praguejante e cigarrenta. Essa figura é a atual causadora da prole de bichos asquerosos que vêm cruzando o caminho do Hulk. E a situação fica ainda mais sombria na atual fase porque Banner está preso dentro de um castigo mental criado pelo alter-ego — ou seja, é um Gigante Esmeralda mais intolerante e impaciente, meio deprê também, pois sobra pouco cérebro e humanidade nessa versão.

Na edição passada de The Incredible Hulk, ficamos sabendo que Bruce Banner não foi o primeiro ser na Terra a ser caracterizado como Hulk. A trajetória que a Marvel criou nos últimos anos transformou o Gigante Esmeralda em uma mistura de monstro e divindade que se encaixa na estrutura da Terra como uma força da natureza. Assim, sua verdadeira origem revela-se muito mais antiga, mais precisamente 3600 anos no passado.

Sim, a Marvel diz agora que o primeiro Hulk veio de uma figura histórica real, baseada na lenda de Enkidu, o Homem Selvagem cujas façanhas datam de 3600 anos e foram descritas em poemas sumérios e na conhecida Epopeia de Gilgamés (ou Gilgamesh).

Calma que tem mais, pois até o famoso bordão “Hulk Esmaga!” (ou “Hulk Smash!”) não pertence mais ao pobre Banner. A Marvel não tem dó do cientista, que virou o mendigo mais miserável do mundo; não pesquisa mais nada e nem cria soluções faz tempo; não consegue viver horas na Terra o suficiente para assistir uma novela inteira; não beija em uma boca humana nas HQs desde a época do Orkut; e sabe-se lá como consegue comer ao menos um naco de fiambre — e nem amigos ele tem mais para tomar uma cerveja de 600 ml (só long neck), pois nem precisa ser Tony Stark para dar uma calça jeans decente ou um lanche para o cara.

De onde vem o bordão do Hulk, então?

O slogan "Hulk Esmaga!" é icônico e ecoa em praticamente todas as adaptações animadas e em live-action, assim como em todas as fases nas revistas. Até quem nunca leu as revistas conhece essa frase. Pois bem, não foi o Hulk que conhecemos o inventor desse bordão, que, convenhamos, é sonoro mas bem cafona e tosco.

Continua após a publicidade

Em The Incredible Hulk #15, lançado recentemente, Hulk está rumo a Las Vegas, pois é o local da fortaleza da Anciã, uma figura chata que brotou do nada como um ser importante de milhares de anos. Esse fruto da preguiça conta que o Gigante Esmeralda e sua conexão com o The One-Below-All pode despertar a Mãe dos Horrores.

E como essa vilã que gosta de explicar todos os seus planos para monstros analfabetos sabe disso? Bom, ela diz ter presenciado o primeiro Hulk, o Filho Fraturado conhecido como Enkidu, fazendo a mesma jornada do atual Gigante Esmeralda rumo à fortaleza da Anciã, há 3600 anos — bem, não sabemos também como ele consegue lembrar disso.

Enkidu estava procurando um desafiante forte o suficiente para matá-lo, pois estava cansado de sua vida eterna. A imortalidade é um efeito colateral do poder canalizado através da Porta Verde, como visto em The Immortal Hulk. Depois de matar alguns monstros menores em sua jornada, uma das crianças que Enkidu salvou expressou sua gratidão imitando seus feitos heróicos, gritando "Enkidu Esmaga!".

Sim, só isso. A próxima edição promete trazer mais detalhes sobre o Enkidu.