Liga da Justiça recomeça formação com o maior elenco que já teve nos quadrinhos
Por Claudio Yuge |

A Liga da Justiça tomou uma tunda recente na saga Absolut Power, vendo-se obrigada a seguir as ordens de Dick Grayson à frente dos Titãs porque Batman, Superman e Mulher-Maravilha estavam completamente desarticulados por conta da inatividade do grupo após mais um derrota humilhante, desta vez em um evento passado, em Crise Sombria nas Infinitas Terras.
Atenção para contém possíveis spoilers da Justice League Unlimited #1!
Absolute Power foi o evento de crise de verão de grande sucesso da DC, no qual Amanda Waller declarou guerra aos heróis e meta-humanos do Universo DC. Alinhando-se com Failsafe e Rainha Brainiac, Waller criou uma força-tarefa de seis robôs Amazo que roubam poder, modelados a partir dos principais membros da Liga da Justiça — Superman, Flash, Mulher-Maravilha, Aquaman, Lanterna Verde e Caçador de Marte.
Usando esses Amazo com eficiência brutal, Waller tirou com sucesso os poderes da maioria dos heróis da DC. Ela também enviou essa Força-Tarefa VII para capturar e aprisionar injustamente vários meta-humanos roubados de poder, tanto os defensores quanto os vilões.
Depois dessas surras vergonhosas, Superman e companhia cansaram de apanhar e decidiram juntar todas as melhores tecnologias das principais grandes empresas de defensores cientistas, a exemplo de Aço e Senhor Incrível. Além disso, os heróis decidiram parar com a panelinha e convocaram todos os defensores disponíveis para aproveitar uma ideia vinda das animações na composição da maior formação do grupo em todos os tempos.
A Liga da Justiça Ilimitada e o QG mais amado dos fãs veteranos, o do Satélite, estrearam na metade alfa de DC All In Special #1 de Joshua Williamson e Daniel Sampere, Waid e Mora expandem essa introdução com uma turnê de hipervelocidade liderada por ninguém menos que Wally "The Flash" West.
Durante este tour, os leitores são apresentados ao "Projeto Átomo", uma iniciativa projetada para localizar e restaurar os superpoderes que desapareceram após serem libertados dos Amazo ladrões de poder de Amanda Waller, a Força-Tarefa VII.
O que é o Projeto Átomo
Apesar da maioria dos heróis terem suas habilidades roubadas, aqueles que permaneceram livres da prisão se uniram para confrontar Waller e sua Força-Tarefa VII movida a Amazo, culminando em um confronto final em Absolute Power #4, lançado em outubro.
Na edição, Batman revela seu plano para derrotar os Amazo. Ele explica que sua capacidade de auto-reparo vem da tecnologia de John Starr, um cientista brilhante que virou criminoso, mais conhecido por sua ampulheta de manipulação do tempo. De acordo com Batman, essa tecnologia de ampulheta é a chave para a natureza aparentemente invencível dos ciborgues.
Com a ajuda de Starr, Batman constroi um dispositivo projetado para anular as ampulhetas dentro dos Amazo, rebobinando-as para um estado anterior à absorção dos poderes dos meta-humanos. Esse dispositivo finalmente libera a energia roubada, permitindo que os poderes retornem aos seus detentores originais.
Posteriomente, o Arqueiro Verde, que até então era considerado um traidor, mostra-se um agente duplo que guardou as ferramentas e ações precisas em momento-chave que foram fundamentais para a vitória da equipe.
No entanto, enquanto a maioria dos poderes retornou aos seus legítimos donos, alguns foram embaralhados — terminando com indivíduos que não os possuíam anteriormente — enquanto outros desapareceram completamente. Isso prepara o cenário para o Projeto Átomo, cuja missão é localizar e restaurar essas habilidades embaralhadas e perdidas.
Alguns dos personagens mais notáveis afetados pelos eventos de Absolute Power em termos de superpoderes e habilidades incluem Lois Lane, Canário Negro, Homem-Borracha, Rei Relógio, Gelo e Fogo. A dupla icônica de Gelo Fogo agora se encontra com seus poderes trocados, Homem-Borracha ganhou a habilidade de atravessar paredes,
e Canário Negro agora é mostrado como tendo visão laser. No entanto, as mudanças mais significativas vêm de Lois Lane e Rei Relógio, ambos os quais eram anteriormente não-meta-humanos. Ao contrário do Homem-Borracha, Canário Negro, Fogo e Gelo — que simplesmente ganharam habilidades diferentes — e Lois e Rei Relógio agora possuem poderes pela primeira vez.
Enquanto algumas continuidades retratam o Rei Relógio com habilidades meta-humanas menores, a maioria o retrata como um não-meta que depende de dispositivos e invenções para sua vilania. Poder Absoluto alterou drasticamente isso para o vilão da lista D, já que o quadrinho revela que o Rei Relógio agora tem a habilidade de manipular o tempo e a memória.
Da mesma forma, Lois Lane, uma anteriormente não-meta-humana, ganhou um conjunto de poderes que lembra o de seu marido, Superman. Embora seja evidente que o Projeto Átomo terá como objetivo restaurar poderes tradicionais de heróis como Canário Negro, Homem-Borracha, Fogo e Gelo, ainda não está claro se a iniciativa também buscará despojar indivíduos como Lois Lane de suas novas habilidades.
Embora a introdução do Projeto Átomo por Flash durante sua turnê de alta velocidade seja breve, ela fornece uma visão geral concisa, mas clara, da iniciativa. Como mencionado anteriormente, o objetivo do projeto é localizar e restaurar os poderes perdidos ou embaralhados que foram liberados após a derrota da Força-Tarefa VII de Amanda Waller.
Wally também revela que o projeto está sendo liderado por Ryan Choi e Ray Palmer, ambos os quais serviram sob o manto de heróis do Átomo. Com duas das maiores mentes da Terra liderando o esforço, a Liga da Justiça colocou seus melhores recursos para enfrentar esse desafio monumental.
O Projeto Átomo vem sendo tratado para decidir o destino das habilidades meta-humanas na Terra,e está claro que seu impacto potencial se estende muito além de simplesmente localizar e restaurar poderes embaralhados.
A mesma tecnologia usada para localizar e restaurar poderes, sem dúvida, será a chave para removê-los também, já que Palmer e Choi precisariam extrair poderes de certos indivíduos para devolvê-los aos seus detentores legítimos. Isso torna o projeto um ativo perigoso, e os vilões logo devem ficar de olho nele.
Leia mais: