Liga da Justiça medieval tem formação que rivaliza com a original
Por Claudio Yuge |

Com pesos-pesados como Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Flash e Lanterna Verde, a Liga da Justiça é uma das equipes mais poderosas dos quadrinhos, tanto da própria DC Comics quanto até em comparação com algum grupo da Marvel Comics. Contudo, uma versão medieval do universo paralelo Dark Knights of Steel conseguiu reunir uma Liga da Justiça que rivaliza com a original.
- Batman confirma a palavra que define sua relação com a Liga da Justiça
- Darkseid admite respeitar apenas este herói da Liga da Justiça
Atenção para spoilers de Dark Knights of Steel #12!
Dark Knights of Steel se passa em um universo alternativo onde os heróis da DC estão na Era Medieval, e, claro, isso muda eventos e personagens drasticamente — alguns nomes que se usam bastante a tecnologia, a exemplo de Batman, enfrentam limitações que não teriam nos tempos modernos, por exemplo.
Além disso, alienígenas como o Superman e os Marcianos Brancos se tornam ainda mais poderosos, pois, com a escassez de informações ou dispositivos de análise, fica mais difícil descobrir quais são suas fraquezas. E isso torna a presença da Liga da Justiça ainda mais necessária, ainda mais em uma Terra que está dividida em três reinos, como é o caso do nosso planeta na trama.
Quem faz parte dessa poderosa Liga da Justiça medieval?
Em Dark Knights of Steel #12, lançado recentemente, os Marcianos Brancos invadiram a Terra e quase conquistaram o planeta, mas, graças à união dos três reinos, os heróis repeliram os invasores alienígenas — os líderes mundiais de cada facção superaram suas diferenças para, juntos, formarem uma força capaz de enfrentar os alienígenas.
A união veio na forma de uma equipe análoga à Liga da Justiça, que, diferente da original, traz uma amplitude muito maior de poderes, de maneira que essa diversidade pode colocá-la à altura ou até torná-la superior. A equipe medieval dos três reinos é composta pelas versões deste universo de Superman, Supergirl, Lara Zor-El, Mulher-Maravilha, Batman, Constantine, Lois Lane, Harley Quinn, Hera Venenosa, Anissa Pierce e Jennifer Pierce.
Vale destacar que, além de cobrir diferentes competências, com poderes, habilidades e conhecimentos bem distintos, essa Liga da Justiça também supera uma crítica comum à falta de representantes femininas na equipe original: em vez de apenas a Mulher-Maravilha, o grupo medieval inverte a proporção, com as mulheres sendo a maioria — o que faz sentido, uma vez que a maioria dos “reis” do mundo foram mortos.
Os fãs podem até discutir e argumentar que a Liga da Justiça original ainda é mais poderosa do que essa. Mas dado ao contexto, e o que essa formação mostra ser capaz, fica fácil colocar isso em dúvida.