Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Kang | Próximo vilão dos Vingadores criou o maior inimigo dos X-Men

Por| 17 de Julho de 2023 às 20h57

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics
Tudo sobre Marvel

Quem vem acompanhando a fraca Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) sabe que o próximo grande vilão dos Vingadores é Kang, o Conquistador. O vilão temporal já mostrou algumas de suas versões de diferente realidades em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, e muitos não sabem o adversário tem uma forte conexão com o maior oponente dos X-Men.

Em Rise of Apocalypse, lançado em 1997, a Marvel Comics contou a origem de En Sabah Nur, que viria a ser o vilão mutante Apocalipse. Seu povo havia deixado-o para morrer no deserto, quando o bebê foi encontrado e adotado por uma gangue de guerreiros nômades chamados de Sandstormers, que o adotaram como seu.

A razão pela qual eles fizeram isso é que seu líder acreditava que a criança foi escolhida pelos deuses para derrotar o governo tirânico do faraó Rama-Tut. Eis que o próprio Rama-Tut também estava de olho em En Sabah Nur, pois sabia que ela cresceria e se tornaria o Apocalipse.

Continua após a publicidade

O faraó queria recrutar o Apocalipse, quando ele se tornasse adolescente, para transformar o mutante em um peão para suas próximas jogadas. No entanto, como En Sabah Nur foi encontrado por essa antiga gangue de assassinos, que vivia de acordo com o código darwinista "sobrevivência do mais forte” — ou seja, foi nessa comunidade que o vilão dos X-Men moldou seus conceitos, que se tornaram ainda mais violentos no futuro.

Mas como Kang criou o Apocalipse?

Bem, embora isso fique implícito na trama, se Kang, o Conquistador, ou Rama-Tut, nunca voltasse no tempo e destacasse sua busca por En Sabah Nur, os Sandstormers provavelmente não saberiam o valor que aquela criança perdida no deserto teria.

Continua após a publicidade

Além disso, a presença de Rama-Tut no passado perturbou a civilização egípcia, que passou a viver sob a paranóia dos “perigos místicos” ao seu redor, devido ao medo da “magia divina” vinda da alta tecnologia que Kang trouxe de outras eras — o povo de En Sabah Nur havia abandonado ele como bebê justamente porque pensavam que ele era um demônio, por ter nascido diferente, como um mutante.

Apocalipse atualmente nem é assim um vilão dos X-Men — pelo contrário, ele até mesmo atua junto com a equipea, após décadas de confrontos com os pupilos do Professor X. E, na verdade, essa postura atual representa o que ele poderia ter sido sem a influência de Kang. Afinal, se ele não fosse criado pelos Sandstormers, En Sabah Nur talvez crescesse sem os rígidos e violentos conceitos distorcidos vindo do “darwinismo” da gangue nômade.

Continua após a publicidade

A Marvel Stuydios, por enquanto, não sinalizou com a possibilidade de repetir essa conexão entre Apocalipse e Kang nos cinemas. Mas... como os mutantes já estão no MCU, nada a impede de fazer isso, já que faria todo o sentido na atual cronologia dos cinemas. E mais: seria uma abordagem completamente diferente da  Fox, aproveitando o universo já estabelecido nas atrações das telonas e telinhas.