Publicidade

HQ perturbadora mostra como o maior aliado de Batman se torna o Coringa

Por  | 

Compartilhe:
DC Comics
DC Comics

O poder que o Coringa exerce sobre as pessoas e tudo que envolve seu mito é tão forte que até mesmo em bastidores de filmes há quem diga que o personagem toma conta dos atores — algo que rondou a morte de Heath Ledger, por exemplo. E essa influência do Palhaço do Crime também é tema de várias histórias, inclusive uma mais recente que mostra como o maior aliado de Batman poderia se transformar no vilão.

Atenção para spoilers de The Joker: The Man Who Stopped Laughing #9!

Um dos “poderes” mais perigosos do Coringa é sua capacidade de entrar na mente das pessoas e fazer com que elas questionem o mundo a ponto de corromper até os aliados moralmente mais justos de Batman. E isso é ainda mais perturbador quando acontece com alguém que faz essa descida até o fundo do poço do vilão por vontade própria.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em A Clown is Born! (ou "Um Palhaço Nasceu!", em tradução livre), conto presente na série antológica The Joker: The Man Who Stopped Laughing #9, James Gordon, mesmo após a morte do vilão, não consegue escapar de sua obsessão pelo Coringa. Apesar dos relatos de testemunhas oculares e de sua própria filha, a Batgirl, confirmar o falecimento do Palhaço do Crime, o Comissário Gordon se recusa a acreditar que uma simples queda realmente acabaria com a vida do bandido.

A paranóia de Gordon o leva a presumir que cada esquema de vilão na cidade é uma trama secreta do Coringa; e mesmo depois de observar o corpo do Palhaço do Crime no necrotério de Gotham City, ele ainda assim não consegue se convencer do contrário. A investigação contínua de Gordon o leva a tentar "entrar na cabeça do vilão", tornando-se mais parecido com ele.

No final, Gordon se transforma em uma nova e letal versão do Coringa. E isso dá até mais arrepios se lembrarmos que o comissário sempre viu o Palhaço do Crime como total desprezo. Em Batman: A Piada Mortal, de Alan Moore, Gordon é sodomizado pelo vilão, em uma amostra do quão diferente ambos são — então, transformá-lo justamente em seu sequestrador é algo realmente perturbador nessa HQ.

Tudo bem que essa série antológica não é canônica, e as histórias sequer fazem parte de uma cronologia em uma Terra alternativa. Mas não deixam de ser ideias, que, se bem desenvolvidas em um futuro próximo, podem render arcos aterrorizantes na vida de Batman.