Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

HQ muda Universo Marvel com novo Vigia e despedida de Nick Fury

Por| 31 de Maio de 2023 às 13h57

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics
Tudo sobre Marvel

As bases do Universo Marvel vêm passando por mudanças nos últimos anos, assim com a hierarquia cósmica de suas entidades, com a chegada e o reposicionamento de suas mais poderosas entidades. E na nova HQ Fury #1, vemos a editora atualizando as funções do Vigia e do Nick Fury original, que agora parece se despedir de vez, em caminhos que mudam o cânone da Casa das Ideias.

Vale um pequeno resumo sobre a situação de ambos. Nem todo mundo sabe que o Nick Fury original da Marvel nada tem a ver com Samuel L. Jackson, mas, depois do Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês), o personagem ficou tão conectado ao visual do ator que a Marvel Comics se viu obrigada a sincronizar isso com as revistas.

O visual de Samuel L. Jackson para o Nick Fury nasceu do mundo alternativa da Terra Ultimate, em Os Supremos, no começo dos anos 2000. Como os Vingadores dessa realidade paralela mais crua e sombria foi a grande inspiração para o MCU, então o Nick Fury dos cinemas foi o mesmo dessas revistas — até porque ele se encaixa muito melhor nos tempos atuais.

Continua após a publicidade

Inicialmente, a editora inventou uma história bem meia-boca, com a revelação de que Nick Fury tem um filho. E, claro, quando isso aconteceu , Nick Fury Jr., com o visual semelhante ao dos filmes, assumiu o papel que normalmente era de seu pai nos quadrinhos. Só que isso soava até como descaso com um personagem clássico tão importante para a editora.

Foi então que, em 2014, a Marvel Comics fez uma despedida mais digna na saga Pecado Original. Na trama, há uma grande revelação sobre o Nick Fury original, que também envolve a aparente morte de Uatu, o Vigia mais conhecido dos leitores — já detalhamos isso aqui no Canaltech. E, agora, vemos a real conclusão da jornada de ambos os personagens, em uma atualização que muda o Universo Marvel.

Como o destino de Nick Fury e do Vigia muda o Universo Marvel?

Pois bem, após esse breve resumo, chegamos aos eventos que sucedem a Guerra do Julgamento, saga recente protagonizada pelo Quarteto Fantástico.

Atenção para spoilers de Fury #1 e Pecado Original!

Em Pecado Original, vemos que Fury vinha monitorando a atividade multiversal na Terra, evitando que ameaças penetrassem nossa realidade. Depois da conclusão da saga, com a aparente morte de Uatu, Fury assume o papel de Vigia. E, agora, em Fury #1, lançado recentemente, a Marvel mostra a atualização da condição de ambos.

Depois de Guerra do Julgamento, Uatu absorveu as visões de todos os outros Vigias, a partir do suprimento infinito de conhecimento localizado no coração do multiverso Marvel e porta de entrada para todos os mundos, chamado de Apex of All Reality (“Apogeu de Todas as Realidades”, em tradução livre”).

Continua após a publicidade

Como resultado, Uatu se tornou o único Vigia do cosmos, o que o tornou tão poderoso que não há mesmo como ele interferir nos eventos — embora ele tenha jurado não meter o bedelho, sempre acabava fazendo isso. "Embora no passado eu tenha agido de acordo com meu próprio código, o estado cósmico que atingi torna uma lei de ferro o que antes era uma diretriz. Pois, com meu poder atual... se eu começasse, onde pararia?", pergunta Uatu a Fury.

Além de apresentar Uatu em um status equivalente ao de Galactus, a edição também aposenta o Nick Fury original no papel de Vigia. Ele explica ao filho que está cansado de observar e atuar nos eventos do Multiverso, e que, agora, é hora de ele viajar pelo cosmos e ajudar universos em um papel mais ativo.

Continua após a publicidade

Assim, vemos o Universo Marvel ter mais uma entidade poderosa, com o novo Uatu, e o Fury original se dedicando a um papel que deve ser explorado no futuro — ou não. E, de quebra, também vemos um lugar vago para a função desempenhada por Fury e Uatu, algo que, por enquanto, deve ficar sem definição.