HQ do Homem-Aranha Miles Morales traz alerta sobre saúde mental
Por Claudio Yuge |
Não é de hoje que os quadrinhos costumam retratar a realidade ou chamar a atenção para coisas que tenham conexão entre as páginas da revista e problemas comuns da humanidade. Isso é mais recorrente na Marvel Comics, e, agora, uma HQ do Homem-Aranha Miles Morales traz uma importante mensagem sobre saúde mental.
- HQ do Homem-Aranha revela nova forma monstruosa do Rei do Crime
- Homem-Aranha atualiza um poder que o deixa com o “dilema do Superman”
Atenção para spoilers de Miles Morales: Spider-Man #9!
Em Miles Morales: Spider-Man #9, lançada recentemente, o Duente Macabro invade o armazém abandonado da Beyond Corporation. Enquanto ele tenta roubar um dispositivo que apaga memórias, Miles e sua namorada Tiana Toomes, também conhecida como Starling, lutam para detê-lo. Contudo, essa missão fica difícil para o Homem-Aranha, porque seu Sentido de Aranha vem falhando desde a última edição — ou não alerta sobre o perigo ou anuncia ameaças ao seu redor o tempo todo.
Como resultado, Miles quase perde a batalha e sua vida. Com isso, o próprio Homem-Aranha percebe que precisa de ajuda profissional para lidar com todos os seus traumas recentes, que talvez sejam a verdadeira razão pela qual seu Sentido de Aranha vem falhando.
Qual é o alerta que a HQ do Homem-Aranha Miles Morales traz?
Na psicologia, a hipervigilância é um sintoma comum do Transtorno de Estresse Pós-Traumático e de outras perturbações de ansiedade. Alguém que experimenta esse tipo de problema geralmente sente uma sensação de perigo crescente, fazendo com que fique em alerta máximo e com medo de ameaças em potencial.
É uma condição difícil de lidar para “pessoas comuns”, e imaginar como seria isso seria intenso para alguém com um Sentido de Aranha, chega a ser assustador. Esses sentimentos constantes de angústia claramente atingiram Miles quando ele caiu de joelhos e começou a chorar, assim que o Duende Macabro fugiu.
Na HQ, Miles, completamente atordoado, pergunta a Starling: “O que há de errado comigo? O que está acontecendo? Meu Sentido-Aranha não funcionou e quase nos matou!”. Ao Percebendo que este não é um problema que ele possa resolver com um soco ou teia, Miles decide que precisa de ajuda de verdade.
Apesar de todas as constantes batalhas, mortes, ressurreições e crises que os super-heróis do Universo Marvel enfrentam, poucos deles reconhecem o preço que isso causa em sua saúde mental. E esse passo dado por Miles é uma importante mensagem sobre o assunto.