Deadpool rasga o verbo para reclamar de personagem da própria Marvel
Por Claudio Yuge |

Embora Deadpool nem sempre tenha sido tão cool — com o perdão do trocadilho —, o personagem é hoje um dos queridinhos do público que o conheceu por meio da adaptação protagonizada por Ryan Reynolds. Desde então, ele se tornou uma astro também na Marvel Comics, o suficiente até para rasgar o verbo contra a falta de autenticidade de outro personagem de outra editora.
- Wolverine odeia o Deadpool nas HQs devido a este simples motivo
- Saiba como o pai do Deadpool envelheceu bem mesmo desenhando mal
Em uma prévia de Deadpool: Badder Blood #3, que chega esta semana às lojas gringas, vemos o criador do personagem, Rob Liefield, voltando a desenhar o anti-herói em uma minissérie da Marvel. A trama em questão traz o mercenário boca-suja contra o Venompoll, uma versão monstruosa do próprio Wade Wilson, mas, como o próprio nome indica, contaminado com o simbionte alienígena do mesmo planeta de Venom.
Eis que, em meio ao combate, Deadpool simplesmente chama o outro personagem da Marvel, que obviamente é um sósia distorcido, de um “derivado pedaço de m*&d@” — manifestando a clara opinião de Wilson, e, provavelmente do próprio Liefeld, sobre o tal Venompool.
Venompool é mesmo um personagem bem fraquinho, que nasceu somente para juntar Venom com Deadpool no game Marvel Contest of Champions, mas, depois, como acabou até fazendo sucesso, foi incorporado aos quadrinhos da Marvel Comics. Vale destacar que esse híbrido já havia dado as caras em uma versão prévia, em uma trama da linha What If?, que imagina personagens da Casa das Ideias em universos alternativos.
Por que Deapool reclamando da falta de autenticidade da Marvel é tão engraçado?
Bem, para começar, o próprio Deadpool é uma cópia quase descarada do Exterminador, personagem que em inglês é chamado de Deathstroke. Slade Wilson é especialista em armas, possui uma máscara preta e laranja que exibe apenas seus olhos e é especialista em armas e espadas — não precisa ir longe para saber que Wade Wilson, com o mesmo sobrenome, tem muitas semelhanças, certo?
Então, só por isso, já seria no mínimo engraçado ver Deadpool reclamar da autenticidade de outro personagem copiando seu “DNA”. Mas essa hipocrisia vai um pouco além, porque o também sempre linguarudo Liefeld, pai do Deadpool, é conhecido há tempos por não exitar em chamar a atenção de outros criadores de quadrinhos, dando “broncas” sobre suas falhas.
Liefeld até hoje não consegue desenhar pés e mãos e insiste em dizer que Deadpool não foi plagiado do Exterminador. E vale lembrar que o personagem só se tornou a versão que Reinolds adaptou depois que ele já tinha saído da Marvel há tempos. Então, ver Wade Wilson verbalizando nos quadrinhos o que Liefeld sente, ainda mais reclamando da falta de autenticidade da própria empresa para qual está trabalhando, é, no mínimo, engraçado.