Publicidade

DC revela que pose mais icônica do Superman pertence a outro herói

Por| 19 de Janeiro de 2024 às 15h30

Link copiado!

DC Comics
DC Comics

O Superman tem uma pose clássica que se tornou parte da cultura pop: o herói segurando um carro, de maneira ameaçadora, enquanto várias pessoas estão assustadas e fugindo, em pânico. A imagem icônica estampa a capa de Action Comics #1, lançado em 1938, mas, agora, segundo a própria DC Comics, esse momento é, originalmente, parte da história de outro herói.

Atenção para spoilers de Jay Garrick: The Flash #4!

A fase Dawn of DC tem reposicionado e atualizado as principais propriedades da DC Comics com uma revisão que também tem olhado com carinho os heróis da Era de Ouro, revitalizados para se encaixarem melhor no novo cânone do Universo DC. Dois personagens clássicos que vêm passando por esse tratamento são o Lanterna Verde Alan Scott e o Flash Jay Garrick (ou Joel Ciclone).

Continua após a publicidade

Em Jay Garrick: The Flash #4, lançado recentemente, a trama é conduzida pelas memórias do Professor Hughes (que na verdade é o vilão Doutor Elemental), em 1938. A história revela que, em seu caminho para comemorar seu mandato recentemente obtido, Hughes viu um feito incrível que o levaria à obsessão e à vilania: Alan Scott frustrando um assalto.

A pose do primeiro Lanterna Verde nesse acontecimento é facilmente reconhecível, já que a memória gráfica de Hughes mostra o herói segurando um carro inclinado que bateu em um poste telefônico enquanto os espectadores fogem em pânico — praticamente um espelho da capa clássica da Action Comics #1.

Capa é até hoje uma “aberração”

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Como bem detalhou o escritor Grant Morrison em seu livro Superdeuses: Mutantes, Alienígenas, Vigilantes, Justiceiros Mascarados e o Significado De Ser Humano Na Era Dos Super-Heróis, a capa de Action Comics #1 pode ser considerada uma “aberração” para o gênero: o herói aparece como uma ameaça, pois todos estão em pânico enquanto ele, aparentemente, destrói um carro — vale lembrar que um automóvel era considerado um objeto de desejo bastante caro para a época.

Talvez essa tenha sido uma das razões pelas quais a capa tenha se tornado tão conhecida, e a pose de Superman tão icônica na cultura pop. A homenagem é clara na trama de Jay Garrick: The Flash #4, e está ali para fortalecer a ideia de que tanto Alan Scott quanto Jay Garrick e o Professor Hughes fazem parte de uma geração anterior ao próprio Superman, que sempre é considerado o marco inicial dos heróis.

Continua após a publicidade

Esta não é a primeira vez que a DC reutiliza essa pose clássica do Superman, e, no caso do Lanterna Verde, enfatiza seu lugar como um dos primeiros super-heróis na linha do tempo da DC, enquadrando-o como um grande catalisador para a chegada das gerações futuras de superseres ao Universo DC — assim como a primeira publicação do Homem de Aço foi para os leitores.