DC canoniza o icônico Batmóvel de Batman Animated depois de 32 anos
Por Claudio Yuge |

Há duas obras que mudaram para sempre o que conhecemos sobre Batman, e ambas nunca tiveram o exato reconhecimento que merecem. Eis que uma delas, mesmo depois de 32 anos, finalmente recebe as boas-vindas no cânone do Homem-Morcego. Estamos falando de Batman: The Animated Series, ou Batman Animated, que agora tem seu icônico Batmóvel oficialmente presente na continuidade oficial do Universo DC.
“Mas você não tinha comentado duas obras ali acima?” Sim. Fica difícil dar os créditos desse Batmóvel em questão sem citar as adaptações de Batman do Tim Burton. Isso porque foram os filmes do diretor é que nos trouxeram as caracterizações da Gotham City e do Batmóvel que influenciaram as versões vistas em Batman Animated — veja bem, a própria trilha sonora de Danny Elfman também foi absorvida pela animação.
Pois bem, em Batman: Dark Patterns #1, lançado recentemente, vemos o desenhista Hayden Sherman ambientando os primeiros anos da carreira do Batman em uma Gotham City muito parecida com a do Tim Burton e a de Batman Animated.
Na trama, Batman investiga quatro casos misteriosos enquanto se esforça para se estabelecer como o protetor de Gotham. Os cenários apresentam uma grande dose de nostalgia e o traje é claramente inspirado nos anos 1960. A “cereja do bolo” é a versão canônica do Batmóvel de Batman Animated.
Apenas algumas mudanças
Projetado por Bruce Timm e Shayne Poindexter, o Batmóvel de Batman Animated continua sendo uma das iterações mais icônicas e amadas pelos fãs do veículo característico do herói. A peça reflete a estética Art Déco distinta do show e combina magistralmente os estilos das décadas de 1930 e 1940 com elementos futuristas, criando um visual incomparável.
Sua característica mais marcante é seu corpo ultralongo e perfil baixo e colado ao solo, tornando-o instantaneamente reconhecível. Além disso, seu design elegante e monolítico, combinado com um esquema de cores preto escuro e cinza, dá a ele uma presença elegante, mas ameaçadora, que complementa perfeitamente a personalidade do Cavaleiro das Trevas.
Dado que o Batmóvel apresentado em Batman: Dark Patterns #1 compartilha esses elementos de design exclusivos, não deixa dúvidas de que a criação de Timm e Poindexter influenciou fortemente a abordagem de Sherman sobre este veículo lendário. No entanto, o Batmóvel Dark Patterns não é uma réplica direta.
Em vez disso, incorpora detalhes adicionais, em especial, os farois, que substituiem o design mais tradicional por uma coluna de três luzes circulares posicionadas no nariz do carro. Esta nova versão também apresenta um motor exposto, e as asas de morcego do carro foram afiadas e texturizadas.
E, com esses ajustes, o Batmóvel de Tim Burton/Bruce Timm/Shayne Poindexter torna oficialmente canônico, mais de 32 anos depois do fim de Batman Animated.
Leia mais: