Criadores explicam por que Absolute Batman tem o símbolo tão grande
Por Claudio Yuge | •
A DC Comics está prestes a lançar sua nova linha recorrente de títulos ambientados em uma realidade alternativa, semelhante ao Universo Ultimate da Marvel Comics, batizada de Absolute Universe. Veremos versões diferentes dos ícones da casa em uma continuidade menos “pesada”, de fácil entrada para novos leitores, e com abordagens bem distintas, ainda que conectadas aos heróis originais.
- Nova capa do Absolute Batman é a maior inovação do herói em décadas
- Novo Batman do Absolute Universe da DC vem da classe trabalhadora
- DC anuncia seu próprio “Universo Ultimate” com Absolute Universe
Desde as primeiras prévias, o Absolute Batman vem chamando a atenção dos fãs por conta do tamanho do herói, que se tornou um verdadeiro “tanque-armário”, assim como o símbolo que cobre seu peito. O famoso desenho de um morcego mais se parece com uma placa de metal cheia de dentes e cobre praticamente todo o busto.
Isso gerou “críticas mistas”, que aos poucos vêm se acalmando conforme mais detalhes dessa versão do Batman é revelada. E, agora, os próprios autores explicam bem a opção por um símbolo tão massivo e diferente do tradicional.
A chave para compreender a mudança está na própria caracterização do Absolute Batman: em vez de um herdeiro bilionário, esse Bruce Wayne vem da classe trabalhadora.
Ele é um engenheiro que atua na construção civil e é um levantador de peso com 1,98 e 113 quilos — bem diferente do musculoso, porém esguio ricaço original, que tem diversos serviçais para realizar tarefas braçais.
Traje do Absolute Batman define quem ele é
Kate O'Donogue, do Screen Rant, falou com os criadores Scott Snyder e Nick Dragotta, e eles conseguiram explicar exatamente por que o símbolo é tão grande. Para começar, ambos dizem que esse é um Batman muito maior do que o original, então, é normal que o desenho em seu peito siga o seu tamanho e porte.
Além disso, o novo traje tem funcionalidades mais práticas que o tradicional. As orelhas de morcego do capuz escondem Batarangs e facas, enquanto um machado fica sob o símbolo peitoral. Originalmente, o logotipo representa esperança e proteção para os cidadãos de Gotham City; mas, agora, essa defesa é recíproca para o Batman também.
“Como artista e designer, pensei na natureza prática do símbolo e em quem é esse personagem. E, antes de tudo, esse símbolo era para proteção. Então, ele vai proteger seus órgãos vitais. Ele também atua como outras ferramentas que você verá na edição”, comenta o desenhista Dragotta.
Snyder explica que o Absolute Batman estará mais ligado a uma “justiça das ruas”. Em vez de estar associado ao sistema e a ordem como costumamos ver, essa versão trará uma “pequena quantidade de caos e anarquia”.
“E seus vilões seriam as coisas que mantinham o sistema unido dessa forma. E, então, isso exigia um tamanho para que ele parecesse quase uma besta primitiva, como essa força da natureza em Gotham. Ao contrário de alguém que tem que fingir ser rico e poderoso e usar um smoking. Ele poderia ser liberado dessa forma, porque ele não é ninguém. Ele é apenas um cara no trem”, complementa o roteirista.
Além de mostrar que é um homem sem recursos, que construiu sua própria roupa prática para o combate ao crime, o enorme símbolo também é uma ferramenta e uma placa de proteção para seu grande corpanzil.
Absolute Batman #1 chega às lojas gringas no dia 9 de outubro de 2024.