Publicidade

Batman prova que é mais eficaz do que uma habilidade do Superman

Por| 07 de Fevereiro de 2024 às 14h51

Link copiado!

DC Comics
DC Comics

Um dos aspectos mais interessantes de ver Batman atuando ao lado do Superman é ver que, mesmo sendo “apenas um humano”, ele consegue superar alguns dos superpoderes do Homem de Aço. E, em uma HQ recente, Bruce Wayne volta a fazer isso com uma habilidade de Clark Kent.

Atenção para spoilers de Batman/Superman: World’s Finest #22!

A visão de raios X e a superaudição dão ao Superman a capacidade de funcionar como um detector de mentiras vivo quando necessário. Mas Batman argumenta que sua capacidade de dedução é mais eficaz do que essa habilidade do Homem de Aço — e ele prova que está certo. Em Batman/Superman: World's Finest #22, vemos ambos presos na linha temporal da icônica história Reino do Amanhã.

Continua após a publicidade

O Homem-Morcego e o Homem de Aço de nossa época acabam atacados pelas próprias versões de si mesmos, que estão sob influência do vilão Gog. E é aí que o “Batman Reino do Amanhã” deduz que Batman e Superman da Terra-0 parecem estar dizendo a verdade, enquanto o “Superman Reino do Amanhã” afirma ser um detector de mentiras vivo; por isso, teria notado isso.

Por que Batman está certo?

Batman Reino do Amanhã discorda, afirmando que, embora Superman Reino do Amanhã possa “sentir” mentiras, isso acontece apenas quando ele as escuta ativamente — Batman Reino do Amanhã, por outro lado, está sempre atento sobre isso.

Continua após a publicidade

Todas as habilidades que Superman tem, como sua super audição e visão de raio-x, podem realmente detectar se alguém está mentindo, seja por conta de quando a frequência cardíaca aumenta ou há mais sudorese do que o normal. Mas, como o próprio Batman apontou, isso só funciona quando o Homem de Aço está procurando ativamente por algo falso.

Enquanto Superman Reino do Amanhã lutava contra seu sósia da Terra-0, ele não percebeu um detalhe importante: em certo momento, “nosso” Superman chama outra versão futura de um herói pelo seu nome, “David”. Enquanto o Homem de Aço do amanhã não nota isso, o Batman Reino do Amanhã, sim.

Continua após a publicidade

Ou seja, Batman não espera apenas que as pessoas mintam para detectar falsidade; ele também fica sempre alerta, para observar detalhes que possam relevar a verdade.