Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Batman | Jason Todd não foi o primeiro Robin a morrer

Por| 22 de Setembro de 2022 às 20h40

Link copiado!

DC Comics
DC Comics
Bruce Wayne

A morte de Jason Todd, o segundo Robin, nas mãos do Coringa é um dos acontecimentos mais brutais e uma das mais icônicas sequências de violência já vistas em uma história em quadrinhos de super-heróis. Contudo, o que muita gente desconhece é que, assim como ele não foi o primeiro sidekick do Batman, também não foi o primeiro Garoto Prodígio a ser dado como defunto.

A famosa cena do Coringa batendo em Todd até a morte com um pé de cabra acontece em Batman #428, escrito por Jim Starlin e ilustrado por Jim Aparo, durante a polêmica trama do arco Morte na Família, lançado em 1988. Nessa época, os personagens de quadrinhos de super-heróis não costumavam bater as botas recorrentemente, a exemplo do que vemos atualmente.

E o evento foi especialmente chocante porque, além de se tratar de um cruel e gráfico assassinato de um adolescente, a morte de Todd foi decidida pelos leitores, por meio de uma votação que ocorreu via telefone — lembrem-se que não havia internet na época. Ninguém botava fé que a DC Comics realmente mataria o Robin.

Continua após a publicidade

Foram mais de 10 mil votos a favor da morte de Todd, contra apenas 72 contra, em uma interação e um engajamento nunca vistos entre uma editora de quadrinhos e os leitores. A principal inspiração para o assassinato do Robin foi a trama da série limitada Elseworlds Batman: The Dark Knight Returns, escrita e ilustrada por Frank Miller. A história futurista ambientada em uma realidade alternativa sugeria o falecimento do parceiro do Batman.

Como todos sabemos, Todd retornou posteriormente, na forma do violento anti-herói Capuz Vermelho; e está aí até hoje na Batfamília.

Mas quem foi o primeiro Robin a morrer e quando aconteceu?

Continua após a publicidade

Embora a morte de Jason Todd seja tão icônica que para a maioria dos leitores seja considerada a primeira vez que o Robin morreu no cânone da DC Comics, o Garoto Prodígio já teve uma trama envolvendo seu assassinato décadas antes de Morte em Família.

Em Batman #5, escrito por Bill Finger e ilustrado por Bob Kane, lançado em 1941, Dick Grayson, o Robin original, aparentemente foi espancado até a morte e Batman também carregou seu corpo nos braços — em uma cena tão semelhante a de Todd que é bem possível ter sido evocada no gibi de 1988.

Continua após a publicidade

Posteriormente, a trama mostrou que Grayson sobreviveu, assim como aconteceu com Todd. Mas ideia de matar o Robin e seu aparente assassinato, assim como a reação de um Batman devastado, ocorreram bem antes da violenta despedida vista em 1988.