Batman confirma qual herói ele respeita mais do que Superman e Asa Noturna
Por Claudio Yuge |
Quando pensamos em dois caras que convivem bastante em seu cotidiano há décadas, fica fácil pensar em dois de seus maiores aliados em Gotham City e na Liga da Justiça: Asa Noturna, o primeiro Robin adotado por Bruce Wayne que se tornou um herói próprio após anos de mentoria até a idade adulta; e Superman, a quem ele nutre também grande respeito e amizade. Entretanto, há um outro herói muitas vezes esquecido e fundamental em sua trajetória, o qual o Cavaleiro das Trevas admite maior consideração.
- Batman | HQ finalmente explica como o herói surge do nada e desaparece
- Batman: nova HQ traz revelações sombrias sobre o nome do herói
- Batman recruta seu vilão mais falido e deprimente para salvar Gotham City
A confirmação aconteceu durante a saga Terra de Ninguém, lançada em 1999 e que mostra a devastação causada por um terremoto que isola Gotham City do resto do país — aliás, esse aspecto do enredo inspirou a terceira parte da trilogia do diretor Christopher Nolan nos cinemas.
Em Batman: Legends of the Dark Knight #125, depois de meses tentando manter a lei e a ordem entre as pessoas que se recusaram ou não conseguiram evacuar, o Comissário Jim Gordon se reencontra com o Cavaleiro das Trevas.
Sabemos que Bruce não é dos mais jeitosinhos na hora de expressar admiração e respeito, e Gordon, que precisava de sua ajuda enquanto o Homem-Morcego ficava se enrolando em algum canto da cidade dando soco na boca de alguém, pergunta se o respeito que ele tem por Bruce é recíproco.
E daí o nobre comissário recebe uma surpreendente e emocionante confissão de seu misterioso aliado no combate ao crime há décadas.
O que o Cavaleiro das Trevas responde
Eis que Bruce diz: "Não há homem ou mulher vivo que eu respeite mais do que você." Em sua tentativa de comunicar seu respeito por Jim Gordon, Batman o reconhece como seu verdadeiro igual e "parceiro". Para provar o que diz, Bruce se desmascara na frente de Gordon, que protege os olhos porque não quer ou precisa saber quem é Batman sob o capuz.
Embora o Comissário Gordon não seja tão visualmente icônico quanto Robin ou Superman, ele sempre foi o primeiro aliado do Batman no combate ao crime em Gotham City, ao lado de Alfred Pennyworth, que morreu em 2023 e permanece na cova desde então.
O fato de o investigador conseguir acompanhar o maior detetive do mundo puramente por seu próprio talento e experiência mostra que o Cavaleiro das Trevas fica impressionado pelas habilidades de Gordon, que, mesmo sem poderes ou no ápice das capacidades físicas do ser humano, até já enfrentou ameaças de nível cósmico e sempre encarou a horda de vilões que prospera há décadas na cidade.
No final do dia, Batman reconhece que o próprio Gordon foi quem o motivou e inspirou a ser uma força protetora e uma ferramenta de justiça nas ruas imundas de Gotham City.