Asa Noturna resolve mistério que até o Batman consideraria desafiador
Por Claudio Yuge |
“Por que o Robin deixou o Batman?”. Essa é uma pergunta muito comum quando as pessoas descobrem que Dick Grayson, o primeiro Menino Prodígio, é atualmente um dos heróis favoritos dos fãs, o Asa Noturna. A principal razão de ele ter “saído de casa” foi por ele ter crescido e se tornado bem diferente de seu mentor. Embora tivesse discordado inicialmente, Bruce Wayne sabia que, para seguir seu próprio caminho, Grayson deveria mesmo buscar sua própria maneira de combater o crime.
- Titãs são mais eficientes do que a Liga da Justiça em proteger a Terra
- Asa Noturna choca os Titãs ao revelar um plano igual ao do Batman
Atenção para spoilers de Titans #5!
Ainda que não tenha sido o maior investigador entre todos os Robin, depois de treinar com o Batman durante anos, Asa Noturna herdou várias habilidades do Maior Detetive do Mundo. Dá para ver bem isso na atual fase dos Titãs, que atualmente substituem a Liga da Justiça como a maior equipe de heróis a proteger o mundo.
Em Titans #1, lançado há alguns meses, uma versão futura do Flash Wally West aparece morto na Torre dos Titãs com telas de computador pedindo à equipe para resolver seu assassinato. Enquanto isso, ao longo dos meses, Asa Noturna investiga o Irmão Sangue, que, aparentemente, está redimido, com uma igreja que convenceu o herói Tempest a recusar o convite de fazer parte da nova formação dos Titãs.
O que Asa Noturna descobre?
À medida que a hora da morte de Wally se aproxima, Dick isola a si mesmo do próprio Flash de de sua esposa, Linda Park-West, na sala de troféus dos Titãs em Marte, enquanto investiga uma criatura que estava em um meteoro na Igreja da Eternidade, comandada pelo Irmão Sangue. A princípio, essa escolha parece desastrosa, como se o líder da equipe estivesse sentindo o peso de substituir a Liga da Justiça.
Acontece que essa foi uma decisão acertada, pois o Asa Noturna já havia deduzido que a própria Linda seria a assassina do Flash. O Irmão Sangue havia enviado Tempest para atacar os Titãs com um parasita controlador de mentes, e, eventualmente, transferiu a ameaça para Linda, em uma tentativa de matar tanto Wally quanto Dick.
Em Titans #5, lançado recentemente, Asa Noturna revela que esperava que Linda fosse a assassina o tempo todo, salvando a vida de Wally com uma impressionante demonstração de dedução. É um momento brilhante de trabalho de detetive, e Wally reconhece que é um feito que até o Batman acharia desafiador: “é um grande salto para qualquer um que não seja você”.
Tim Drake pode até ser o Robin com que tem a capacidade de dedução mais próxima da de Bruce Wayne, mas, como dá para notar, Grayson também aproveitou bem as lições que seu mentor ensinou ao longo dos anos.