5 histórias que definem a Coração de Ferro
Por Diego Corumba |

A Coração de Ferro já é uma super-heroína muito bem-estabelecida na Marvel Comics, com diversas HQs e participações em grandes equipes ao longo dos últimos anos. Sua importância é tamanha que ela até já apareceu no Universo Cinematográfico Marvel (MCU) e está prestes a ganhar a sua própria série.
- Quem é a Coração de Ferro e qual sua relação com o Homem de Ferro?
- Quem é e quais são os poderes do Capuz, vilão da série Coração de Ferro?
Caso a participação de Riri Williams em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (2022) — interpretada pela atriz Dominique Thorne — não tenha sido o suficiente para conhecer a personagem e formalizá-la neste panteão, não se preocupe: nós do Canaltech vamos te ajudar nisso.
Baseado no conteúdo do Screen Rant, apresentamos 5 histórias que definem a Coração de Ferro nas HQs e que podem influenciar a nova série live-action da personagem. Confira:
5. Conexão com o Homem de Ferro
Em Invincible Iron Man #13 (2016), Tony Stark descobre uma jovem universitária que montou a sua própria armadura no campus da faculdade. Ela era nada mais, nada menos do que Riri Williams. Fascinado com a genialidade dela, ele decide se tornar um mentor para a inventora.
É a partir deste momento que ele “aprova” suas ações como super-heroína, o que deu vida à Coração de Ferro nas HQs. Ainda que não tenha ficado claro no MCU como a sua história se entrelaça com o Homem de Ferro (apesar de haver teorias), esse relacionamento é muito importante para que ela descubra seus verdadeiros dons.
4. Apoio de Pepper Potts
Riri Williams demorou consideravelmente para mudar a sua primeira armadura para o design que conhecemos e amamos da super-heroína. Porém, em Invincible Iron Man #3 (2017), quando demônios gigantes ameaçam a vida das pessoas comuns, é ali que temos a aparição do traje vermelho e dourado da Coração de Ferro.
A HQ também reforça a ligação da personagem com Pepper Potts, que é outra presença feminina forte no mundo dos negócios das HQs. Depois disso, ela se faz presente na vida da jovem e a auxilia em diversas situações — algo que pode ser replicado no MCU, já que o próprio Tony Stark deu adeus ao público em Vingadores: Ultimato (2019).
3. A chegada dos Campeões
Apesar de contar com o apoio de um dos principais Vingadores, Coração de Ferro acaba se unindo a outro grupo dentro das HQs. Em Invincible Iron Man #6 (2018), vemos ela conhecendo as atividades dos Campeões: equipe integrada por Ms. Marvel, Miles Morales, Nova, Viv, Ciclope, Hulk e outros jovens super-heróis.
Este foi o primeiro passo de uma longa parceria da personagem com o grupo, auxiliando questões que impactam diretamente a vida das pessoas. Nada de invasões alienígenas, robôs descontrolados ou ameaças místicas: mas sim desafios reais que os seres humanos comuns passam no cotidiano e precisam de assistência.
2. Ela não é o Homem de Ferro
Mesmo que ela seja aprovada pelo próprio Homem de Ferro nas HQs, ela passa longe de ser o Vingador. Ainda que o público entenda essa diferença, às vezes a Coração de Ferro desconhece seus limites e se enfia em problemas que não conseguiria sair ilesa sem apoio.
Em Infinity Countdown: Champions #2 (2018), os Campeões enfrentam Thanos. Porém, o vilão é muito mais poderoso do que eles estimaram e ele acaba destruindo a armadura de Riri Williams com apenas uma rajada de energia — o que a deixa vulnerável e indefesa contra uma das mais fortes existências cósmicas da Marvel Comics.
1. Coração de Ferro, a líder
Após uma batalha desastrosa, Ms. Marvel é gravemente ferida e o governo decide banir a existência de super-heróis adolescentes. Caso eles insistam, a organização C.R.A.D.L.E. será responsável por capturá-los. Ao invés de deixarem isso acontecer, em Champions #5 (2021) vemos a Coração de Ferro liderar um ataque do grupo ao quartel-general dos agentes da lei.
Ainda que o grupo suspeitasse que ela trabalhasse como agente dupla, eles confiaram na liderança da personagem e tiveram uma vitória épica sobre as forças do governo. Isso demonstra o potencial que ela possui nas HQs, já que ela é uma engenheira genial e ainda possui habilidade de pensar estrategicamente para levar suas batalhas para uma vitória certa.
O universo da Coração de Ferro
A Coração de Ferro pode estar dando seus primeiros passos no MCU, mas a super-heroína já não é mais uma novata nas HQs e já influencia diversas histórias — inclusive as que se passam no Multiverso, como a vista na forma de RiotHeart, em Spider-Punk #1 (2022), que se passa no Universo-138.
Porém, entre as histórias em quadrinhos da Marvel, as que definem Riri Williams adequadamente são:
- Champions #5
- Infinity Countdown: Champions #2
- Invincible Iron Man #6
- Invincible Iron Man #3
- Invincible Iron Man #13
Leia também no Canaltech: