Publicidade

TV modular é o futuro ou vai flopar?

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Erick Teixeira/Canaltech
Erick Teixeira/Canaltech

O mercado de smart TVs está em um momento de estagnação evolutiva. Essa constatação tem relação direta com a consolidação das tecnologias embutidas nos painéis presentes em cada categoria. Há melhorias graduais sendo implementadas ano a ano, mas faz tempo que não ouvimos falar de algo completamente novo e realmente significativo chegando ao consumidor.

Por isso, a chegada das TVs modulares ao Brasil, mesmo que por preços exorbitantes, dá um novo frescor e vislumbre para o futuro. Mas, será que esse tipo de inovação é o próximo passo para os televisores, ou o preço alto fará tudo isso flopar? Saiba a minha opinião ao longo do texto.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

TV modular de LED e micro LED

As TVs modulares não são uma novidade no mercado, já que a LG e Samsung trabalham com esse tipo de produto há mais de cinco anos. Porém, aqui no Brasil, a curiosidade do público ficou maior após a chegada da micro LED MS1A, que custa R$ 1 milhão.

Por outro lado, é importante ressaltar que a LG possui o modelo LED LAEC015-GN aqui no Brasil. Apesar de o seu foco ser mais corporativo — B2B —, ao contrário da versão da Samsung, o preço abaixo de R$ 300 mil já demonstra que a sul-coreana está um pouco mais avançada para, ao entrar no mercado B2C, entregar alternativas mais “acessíveis”.

Um dos fatores que impacta diretamente no preço é a construção, pois a tela é subdividida em blocos iluminados e os recursos de controle são todos embutidos em seu corpo. Além de isso demandar uma mão-de-obra especializada — e cara —, também impacta nos custos de produção do aparelho.

Outro elemento que impacta no preço é o tamanho das telas. Tanto a LG quanto a Samsung só possuem TVs modulares com mais de 100 polegadas. Isso tem relação direta com o fato de o aparelho ser focado em quem deseja construir um cinema em casa ou instalar em salas de reunião.

Ao contrário da TV da Samsung, a LG dá mais responsividade ao seu produto. A empresa permite a personalização do tamanho para mais polegadas. E, como consequência, o preço também vai se ajustando.

Smart TV modular é o próximo grande passo?

Continua após a publicidade

Na minha opinião, as smart TVs modulares são o próximo grande passo para a indústria. É fato que essa forma de construção do produto ainda demorará para alcançar o grande público, já que, no Brasil, ainda é um equipamento ultra premium que só milionários podem comprar.

Entretanto, quando analisamos o panorama de inovações, também vimos as TVs OLED chegarem ao país por valores exorbitantes. Mas, ao longo do tempo, os produtos com esse painel “baratearam”, e, atualmente, é possível comprar uma LG OLED Evo C2, por exemplo, por menos de R$ 5 mil, mesmo que seja uma tela de 42 polegadas.

Ainda é cedo para estipular prazos para vermos painéis LED ou micro LED modulares em TVs por preços abaixo de R$ 100 mil. Porém, tenho boas expectativas em relação aos reajustes que a indústria de televisores fará a médio prazo para ampliar a adesão do público. Por outro lado, mesmo que o número de usuários cresça e o preço caia, TV modular ainda será um produto de nicho.