Jabra Motion Office: chamadas sem fios de alta qualidade para o escritório

Por Pedro Cipoli
photo_camera BRUNO HYPOLITO / CANALTECH

Smartphones evoluíram tanto nos últimos anos que às vezes custamos a nos lembrar da “função telefone”, que caiu da posição de principal função de um celular para se tornar um mero app. Um downgrade e tanto. De fato, já existem planos de operadora que não habilitam mais chamadas de voz, somente dados, ou mesmo somente um app em particular, como o WhatsApp, o que mostra para onde o mercado consumer está indo.

Porém, o mercado corporativo ainda faz bastante uso dessa tecnologia ancestral, antigamente conhecida como “ligar para alguém”, e empresas como a Jabra investem bastante em produtos para atender a essa demanda, ainda tendo espaço para o Motion Office – que vamos conhecer com mais detalhes nas próximas linhas. Em um resumo, ele é um tudo-em-um de telefone, centralizando qualquer tipo de conversa em único dispositivo, seja Skype, ligações via smartphone ou até mesmo de uma linha telefônica comum.

Na parte traseira temos uma entrada e uma saída para telefone, uma conexão RJ-45 (Ethernet), micro USB 2.0 e, claro, uma entrada de energia. É possível configurar o funcionamento do Motion Office diretamente dessa base com uma pequena tela LCD sensível ao toque, além de ser através dela que a conexão Bluetooth com o smartphone é estabelecida, suportando também o NFC. Depois de configurado pela primeira vez, basta ter o smartphone dentro do alcance (até 100 metros sem paredes) da base para que a conexão seja estabelecida.

Na base temos também um dock com conexão micro USB 2.0 macho para o headset retrátil, este trazendo três opções de plugue para o ouvido construído em silicone. A parte do microfone é retrátil, e basta abrí-lo para ligá-lo e colocá-lo no ouvido, com uma bateria interna capaz de segurá-lo por até 6 horas e meia de conversa. Não é preciso mexer no smartphone para atender a uma ligação, já que ele conta com um botão dedicado para isso, e ao realizar uma ligação ele automaticamente entra em ação sem precisar de configurações extras.

A qualidade de ligação? Excelente! Testamos o Motion Office com conversas telefônicas normais e via Skype, com resultados igualmente bons nas duas situações, sendo possível inclusive controlar o volume no próprio headset em uma superfície de plástico sensível ao toque. A recepção de áudio é uma das melhores que vimos, mas o que realmente merece destaque é a qualidade do microfone embutido , que consegue isolar boa parte dos ruídos externos, mesmo ao ar livre (nesse caso, fizemos o “teste do ventilador”) sem perda de qualidade.

Há um quesito que realmente ficou abaixo do esperado. Existe um app da Jabra (Connect, disponível para Android e iOS) que, em teoria, habilita perfis automáticos de uso (Escritório, Carro, Ambientes externos), se adequando a essas situações. Em teoria, pois na prática não conseguimos fazer isso funcionar em nenhuma das vezes, inclusive errando a capacidade de bateria em algumas situações (se acabamos de carregar, como a carga pode estar em 63%?).

Jabra App

Isso não tira o mérito do Jabra Motion Office de ser uma excelente ferramenta para quem fica boa parte do dia em conversas telefônicas, mas é algo que a empresa pode melhorar com o passar do tempo, já que, para nós, parece algum erro específico do app. Depois de alguns dias de testes, passamos fingir que o app não existisse, e sinceramente ele não fez falta, em especial para quem pretende usá-lo em um ambiente fechado, em que esse diferencial não chega a ser tão importante.

Não conseguimos encontrar o preço para um consumidor final aqui no Brasil, disponível somente para empresas através de consulta direta no site brasileiro, algo que não chega a ser estranho por ser um produto de nicho específico, mas que não deixa de ser um ponto negativo, em nossa opinião. Nos Estados Unidos ele custa US$ 129 sem impostos, e considerando a conversão para o mercado brasileiro mais o foco corporativo, acreditamos que ele acabe ficando pela “bagatela” de R$ 600 a R$ 700.

Sim, é um valor alto, já que o mercado reduzido certamente obriga a empresa a trabalhar com valores maiores. De qualquer forma, não deixa de ser um bom investimento para profissionais que realizam chamadas com frequência, estando em busca de uma solução prática e extremamente funcional (com exceção do app) para otimizar o seu dia a dia.