Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Infinix comemora parceria com Positivo e projeta sucesso no Brasil

Por| 22 de Agosto de 2023 às 18h30

Link copiado!

Divulgação/Infinix
Divulgação/Infinix
Infinix Note 30 5G

A Positivo apresentou nesta terça-feira (22) no Brasil o Infinix Note 30 5G, mais novo fruto da parceria com a Infinix que já está próxima de completar dois anos — o primeiro celular lançado pela marca no país foi o Note 10 Pro, em 25 de outubro de 2021. Em entrevista ao Canaltech, executivos de ambas as marcas comentaram os aprendizados desses dois anos de parceria, além de falar um pouco sobre o novo lançamento e das expectativas para o futuro no país.

Os entrevistados foram Rivelino Gama, diretor executivo de negócios infinix na Positivo Tecnologia, Rodrigo Takasaki, diretor de marketing da Infinix no Brasil e Eduardo Koga, analista de produtos na Positivo Tecnologia. Foram abordados temas como a complexidade do mercado brasileiro, fabricação nacional, perpectiva de crescimento, concorrência com marcas consolidadas no país, expansão do 5G, e diferenciais do Infinix Note 30 5G para ser "o melhor celular 5G abaixo dos R$ 2 mil".

Continua após a publicidade

Positivo e Infinix são "o melhor de dois mundos"

CT: A parceria entre Positivo e Infinix já vai completar dois anos do primeiro produto lançado. Vocês podem fazer um balanço dos desafios e aprendizados desse período? Sabemos como o mercado brasileiro é complexo em vários sentidos.

Rivelino Gama: É o melhor dos mundos, porque une uma marca gigante, consolidada no mercado global, a um sócio brasileiro, né? Que começa desde o dia zero com o conhecimento e a capilaridade necessária. O mercado brasileiro, como você acabou de falar, é muito complexo. Você precisa ter suporte, pós-venda. Você precisa saber como é o processo de manufatura, você precisa navegar pelo sistema tributário brasileiro, você precisa conhecer os parceiros de canais, né? E ter boa estrutura para tal. Então isso é o que é a Positivo alia. É com essa tradição de tanto tempo no mercado brasileiro. E a Infinix traz o know-how, né? De um grupo que é o terceiro maior em celulares do mundo, quinto maior em smartphones, então é uma parceria nesse sentido. Objetivo é ser a quarta marca consolidada no mercado brasileiro, e a gente tá nesse caminho. A gente está nesse espaço e temos conseguido vencer bastante barreiras. Das 3 marcas nacionais, então falando aqui de marcas que produzem no país, a gente está se aproximando delas, já já estamos ali, né? E a gente quer se aproximar cada vez mais, diminuir esse gap.

Rodrigo Takasaki: Com a visão por parte da Infinix e também conhecendo há alguns anos o mercado brasileiro, eu entendo que ter essa parceria com a Positivo é a melhor forma que a gente tem para abordar o mercado brasileiro. Trabalhando com a produção local com toda a rede de serviços, que isso compõe também serviço pós-venda, como bem pontuou Rivelino, eu entendo que nós estamos entrando da forma correta, isso vem sendo traduzido em resultados também com o avanço da marca aqui no mercado local.

Continua após a publicidade

CT: Com a chegada do Note 30 5G, o portfólio da Infinix no Brasil passa dos 10 produtos. Todos eles são fabricados localmente? Como está essa logística?

Rivelino Gama: Exceto o Zero 5G, que foi um produto que a gente trouxe mais por uma questão de marca, todos os outros são nacionais. Inclusive a gente começou a produzir no segundo trimestre desse ano o primeiro 5G de produção nacional que foi o Hot 20 5G, e o Note 30 é o segundo 5G de produção nacional da Positivo com a Infinix no mercado brasileiro.

Mercado de 5G é "um olho no peixe e outro no gato"

Continua após a publicidade

CT: Você falou sobre 5G, que agora está chegando aí o terceiro aparelho 5G, né? Se for considerar o Zero 5G lá atrás, que foi o primeiro. A gente pode esperar mais modelos 5G chegando com frequência maior por parte da Infinix no Brasil? Acredito que esse é um ponto importante para muita gente, porque por mais que o 5G esteja começando, ele vai se popularizar e é uma coisa que as pessoas vão querer para o futuro. Então acho que é primordial ter cada vez mais uma proporção maior de modelos 5G do que 4G dentro do portfólio.

Rivelino Gama: A indústria vai ter soluções e a gente tem que atender, é algo um pouco olho no peixe, outro no gato, né? Mas tem que entender o mercado atual. O que o consumidor busca no mercado atual, e se você entrevistar o consumidor, hoje você vê que não é 5G ainda o fator de decisão do consumidor, mas também sabe que no futuro será. Então, a gente tem que olhar o que hoje o consumidor procura, quer armazenamento e a gente tá bem servido com o Note 30, né? Que tem 8 GB de memória RAM, extensível para 16 com o Memory Fusion, e 256 GB de armazenamento. Então super bem servido. Mas a gente sabe que o 5G, sim. Então, respondendo a pergunta mais diretamente, sim, é objetivo, mas o objetivo da indústria é atender o hoje e fomentar o amanhã. A gente não pode esquecer do hoje, então pode esperar que terá novos produtos 5G, assim como outros novos produtos 4G no mercado, atendendo outros públicos diversos com os price points diversos.

Infinix Note 30 5G foca em performance e memórias

Continua após a publicidade

CT: Falando sobre o Note 30, você já adiantou um pouquinho aí do armazenamento deles, mas eu queria que você falasse mais um pouco do aparelho, sobre quais são os diferenciais que vocês vão apostar para poder convencer o consumidor brasileiro a comprar o Note 30 5G. O que vocês estão apostando de hot selling?

Rivelino Gama: Eu acho que já citei um, que é performance. Então, a performance é o 5G, ele tá calçado num processador da MediaTek, que é o [Dimensity] 6080, processador de 6 nanômetros, com 2.4 GHz de clock. E o ponto relevante a memória eu já ressaltei, né? Com 8 GB de RAM, expansíveis até 16 com a nossa tecnologia Memory Fusion, que já está presente em outros aparelhos, e está presente no Note 30, além de 256 GB de armazenamento. Performance é o primeiro.

O segundo é o conjunto de carregamento. Bateria é uma bateria de 5.000 mAh. A gente traz um carregador super rápido de 45 W, com a tecnologia All-round Fast Charge. Qual é a ideia? É carregar rápido e seguro, com um gerenciamento bastante bem feito para evitar superaquecimento. É conectado direto à placa mãe, a placa principal, para evitar isso, você pode jogar enquanto carrega ou você pode estar iddle (ocioso), vai funcionar mesmo jeito. Nossos testes mostram que você consegue carregar em 30 minutos 75% dessa bateria, e aqui um detalhe, a gente traz o carregador como benefício para o usuário dentro da caixa. Se você pesquisar no mercado você percebe que esse carregador é valioso. Ele vai estar dentro do nosso pacote.

Outro ponto são as câmeras. Ele tem um conjunto de câmeras traseiras triplo, com uma principal de 108 MP. E aí as tecnologias, hoje em dia o megapixel diz algo, mas não diz tudo, você sabe, é muito mais processamento, a gente tem excelentes feedbacks da linha anterior com fotos diurnas e também com fotos noturnas. A gente tem um Modo Noturno bastante apreciado pelos usuários. E não vai ser diferente no Note 30, o contrário, vai ser melhorado. E uma câmera de selfie de 16 MP, a gente não descuidou das selfies. Você consegue tirar fotos bastante nítidas.

Continua após a publicidade

Outra característica que a gente pode ressaltar também é a parte de som. Ele tem um alto-falante duplo estéreo, e o sincronismo fino a gente fez em parceria com a JBL, que dispensa referências no mercado brasileiro, né? É a referência, eu diria, de som. Recebeu também a certificação de Hi-Res de áudio.

O design também, é um telefone bastante bonito. E aqui a gente fez alguns alguns testes cegos comparando com outras marcas de concorrentes, e era até uma dúvida, né? A gente colocou isso também como o craque best-seller, porque é bonito, não sei se você teve contato ou terá contato com o aparelho, mas é, eu considero sim bastante bonito.

E por último a tela, uma tela de 6,74 polegadas QHD+ com 120 Hz de taxa de atualização automática. Então esses são key-seller points, se eu não me esqueci de nenhum, porque são muitos. E tudo isso em um preço atraente, que a gente chama de compra inteligente. Que é o que a gente busca com a Infinix, esse é um mercado que a gente quer. Gente jovem, gente que está buscando inovação, que é o futuro agora — um dos lemas nossos. Traz inovação, traz estilo em um price-point que não afeta o bolso do usuário, não agride tanto o bolso do usuário, que é de R$ 1.999.

Continua após a publicidade

Política de atualizações

CT: Ele vem com o Android 13 de fábrica. O Note 30 5G tem alguma política de atualização, tanto de software quanto de pacote de segurança? Como é que está isso?

Rivelino Gama: A gente tem, sim, política de patches de segurança. Tá garantido. Sobre software, atualizção de software, a gente tem provido ao mercado e estamos estudando, sim, ter uma política, assim como os demais competidores no mercado, tá?

CT: Tá mas o de segurança é o que? 1 ano, 2 anos? Como é que está?

Continua após a publicidade

Rivelino Gama: Todos os patches de segurança que o Google disponibiliza, a gente disponibiliza no mercado ao mesmo tempo.

Eduardo Koga: Só queria ressaltar que a gente tem uma parceria com o Google, tanto Infinix global quanto a Positivo. Então a gente por contrato faz a atualização de patches de segurança, sempre deixando a maior segurança possível pro usuário final.

Lojas físicas e assistência especializada

Continua após a publicidade

CT: A Infinix tem a loja própria online, mas não tem nenhum ponto físico próprio dela, né? Vocês estão planejando alguma coisa nesse sentido no Brasil ou só mesmo com varejistas e outros parceiros?

Rivelino Gama: Estamos avaliando, é um dos caminhos possíveis. É uma das coisas que a gente está avaliando junto com o time inteiro, é uma das possibilidades. Mas a gente não tem ainda um posicionamento para dar aqui.

CT: E sobre assistência técnica? É como algumas outras que envia pelos Correios e recebe de volta? Como é que está funcionando? Tem pontos físicos?

Rivelino Gama: Aqui eu acho que a grande vantagem, né? Você pega um parceiro como a Positivo que já tem capilaridade. E no momento que você faz a parceria da Infinix com a Positivo você aproveita toda a capacidade que a Positivo já tem. Diria que a nossa capilaridade talvez seja até melhor que alguns concorrentes, porque não podemos esquecer que a gente tem segmentos como o governo e cidades até que eu diria que o nosso concorrente não chega com a velocidade e eficiência a Positivo consegue. Então esse é um dos grandes pontos fortes dessa parceria. Não é que a gente está montando uma rede de assistência técnica Infinix, ela se pluga na rede de assistência técnica da Positiva a partir do dia zero e já passa a contar com isso.