Publicidade

Review JBL Soundgear Frames | Óculos de sol que toca música

Por  • Editado por Léo Müller

Compartilhe:
Review JBL Soundgear Frames | Óculos de sol que toca música
Review JBL Soundgear Frames | Óculos de sol que toca música

Testamos o óculos de sol JBL Soundgear Frames, que tem como diferencial as caixas de som para tocar música. No começo, parece esquista a ideia, mas ela faz sentido em alguns casos, embora precise de ajustes pontuais. Confira a nosso review completo abaixo.

Prós

  • Bem construído
  • Bateria muito boa

Contras

  • Som fraco
  • Precisa de conexão com o celular
  • Poucos casos de uso
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Um óculos de sol pesado

O Soundgear Frames é um óculos de sol de formato redondo. Isso limita bastante o número de usuários, porque veste bem em alguns rostos e mal em outros — particularmente, não é um tipo de óculos que cai bem em mim, mas seria ótimo para quem tem o rosto mais fino.

A versão que testamos veio na cor Pearl, transparente que deixa o hardware interno à mostra. É um design bem industrial, semelhante à família Nothing Phone, muito interessante e diferente do que vemos no dia a dia.

A construção do Frames é robusta, tendo certificação IP54 de respingos d’água, possibilitando o uso mesmo debaixo de chuva. Porém, o óculos é pesado, e você sente até uma pressãozinha um pouco acima da orelha com o tempo, embora não incomode tanto.

Também é importante mencionar que o Frames não suporta lentes de grau, o que me impediu de usá-lo por longos períodos ou em locais como a rua, onde é necessário ter atenção ao ambiente.

Formas de uso são restritas

Continua após a publicidade

Já que mencionei sobre usá-lo na rua, é importante mencionar que o Frames é um óculos de sol, então você pode utilizá-lo na praia, parques, trilhas e outros ambientes abertos. Escureceu bem o ambiente nos meus testes, mas não consigo compará-lo com outros óculos de sol do mercado.

O problema são suas caixas de som do óculos que vazam bastante para fora, fazendo com que as pessoas escutem o que você está ouvindo a metros de distância. Por isso, não gostei de usá-lo em locais fechados, como no ônibus, Uber e escritório.

Por unir óculos e fones de ouvidos em um só aparelho, ele pode ser uma saída para quem não consegue usar fones de ouvido por muito tempo, seja por não encontrar conforto ou ainda não ter achado um aparelho que fique preso na orelha adequadamente.

A proposta do JBL Soundgear Frames é interessante, até porque você terá um óculos de sol com fone de ouvido num único produto. Quem não consegue usar fones de ouvido por muito tempo certamente vai gostar, mas o problema é que ele não funciona sozinho. Sempre é necessário ter um celular por perto, e a qualidade sonora não é aquela que você já conhece da JBL.

Diego Sousa
Continua após a publicidade

Qualidade de som é muito básica

O principal diferencial do Soundgear Frames é o som, afinal, é um óculos que toca música. Cada haste possui um alto-falante ultrafino de 25 x 9 mm, capaz de reproduzir faixas de frequência entre 100 Hz e 19 kHz, o que não chega a ultrapassar fones de ouvido TWS.

De fato, passa longe de qualquer fone Bluetooth que já testei, inclusive da própria JBL. Não tem grave nenhum, o que é uma pena porque a música “Lunch”, de Billie Eilish, fica totalmente sem vida.

Continua após a publicidade

Na verdade, é complicado achar um gênero muscial que soe bem no Soundgear Frames, desde o rock alternativo do Muse até o funk da Anitta. Não parece definitivamente um produto da JBL, conhecida por seus graves presentes.

Além disso, o volume máximo é bem baixo, provavelmente devido ao som mais aberto do produto. E quem estiver perto de você conseguirá ouvir as reproduções com bastante clareza. Praticamente, você consegue uma experiência melhor usando um óculos de sol comum e um fone de ouvido TWS.

Aplicativo JBL For Headphones

O aplicativo do Soundgear Frames (Android e iOS) é o padrão da empresa para os seus fones de ouvido premium. Tem como equalizar o som — que não adianta muita coisa —, configurar os gestos do óculos e atualizar o firmware. É bem básico e simples, mas com os principais recursos e funcionalidades.

Continua após a publicidade

Conectividade e recursos extras

O Soundgear Frames tem Bluetooth 5.2, com uma conexão muito boa tanto com celulares quanto PC. No entanto, ele não faz nada sozinho, e isso pode ser um empecilho para quem achou que daria para correr na praia somente com ele — se fosse, seria bem interessante.

O dispositivo também não tem multiponto, que permitira conectar a mais de um aparelho. Se quiser usar em outro produto, tem que desconectar do primeiro para parear no segundo. Porém, uma vez conectado, é possível atender a chamadas de voz devido aos microfones embutidos em cada haste. A qualidade é bem básica, mas o outro lado consegue te ouvir bem.

Continua após a publicidade

Bateria e carregamento

O Frames tem duração de bateria de até oito horas seguidas de música segundo a JBL. Surpreendentemente, foi o que consegui durante os testes, sendo excelente para um produto deste tamanho. Se usar no volume máximo, sua autonomia cai para cerca de 7 horas, o que recomendo porque ele é muito baixo.

O carregamento do Soundgear Frames é feito curiosamente com dois cabos USB-C, pois as duas hastes são carregadas separadamente. Meio incomum, mas não atrapalha em nada, só que vez ou outra um lado pode descarregar primeiro.

Continua após a publicidade

É muito difícil recomendar o JBL Soundgear Frames porque você pode ter um bom óculos de sol e um ótimo fone de ouvido pelo mesmo preço. Pelo menos se o óculos pudesse armazenar músicas localmente, poderia ser uma boa opção para deixar o celular em casa na hora da corrida.

Diego Sousa

Concorrentes diretos

O Frames não tem concorrentes no mercado brasileiro, mas dá para citar o Ray-Ban Meta como alternativo de óculos mais inteligente. Não é vendido no Brasil e custa quase três vezes mais que modelo da JBL, mas ele adiciona inúmeras funções extras para valer seu preço, como gravação de vídeos para o Instagram, também reproduz música e permite adicionar lente.

Continua após a publicidade

O JBL Soundgear Frames vale a pena?

O JBL Soundgear Frames não vale a pena pelo preço que a JBL cobra no momento. O som é o principal problema desses óculos que tocam música, fazendo com que seja difícil acreditar que ele tenha o selo de qualidade da JBL. O fato de ele não ter memória para armazenar músicas limita bastante os casos de uso, tornando o produto menos útil do que poderia ser.

Se você achou a ideia interessante, mas não quer gastar R$ 800 nela, vale a pena esperar o preço baixar. Talvez custando R$ 500, com valor perto do de fones mais básicos, o JBL Soundgear Frames possa valer mais a pena.