Publicidade

Novos Lenovo Legion terão Ryzen AI 400 e chip de IA para otimizar jogos

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Brenno Barreira/CT
Brenno Barreira/CT

Se você achava que a IA nos games era só papo de marketing para vender upscalers e geradores de quadros, a Lenovo parece disposta a provar que a combinação dá certo com a nova geração de seus notebooks Legion. Um novo vazamento revela que a fabricante quer integrar seus chips de IA com as futuras CPUs AMD Ryzen AI 400, com o objetivo de otimizar o uso do hardware e extrair ainda mais desempenho.

O destaque é o aprimoramento do Lenovo AI Engine+, o ecossistema proprietário da marca que usa chips dedicados (da série LA) para conversar diretamente com o hardware. A promessa é que, ao trabalhar em conjunto com as novas NPUs da AMD, o sistema consiga prever workloads e ajustar frequências e curvas de fan em tempo real com uma precisão cirúrgica, extraindo mais desempenho sem levar as fans ao máximo.

Novos Lenovo Legion devem usar CPUs Ryzen AI 400

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Sob o capô, a estrela pode ser o Ryzen AI 9 HX 470. Estamos falando da arquitetura "Gorgon Point" (Zen 5), com 12 núcleos, 24 threads, pareada com a iGPU Radeon 890M baseada em RDNA 3.5. Logo abaixo, temos um outro modelo com o Ryzen AI 9 465, um chip de 10 núcleos que deve ser o "custo-benefício" de luxo para quem quer performance sem pagar muito.

O vazamento também cita uma versão da nova linha de notebooks Legion da Lenovo com um Ryzen 7 250, um processador Zen 4, basicamente um Ryzen 7000 com roupa nova, com 8 núcleos e 16 threads operando até 5,1 GHz e 16 MB de cache L3. Ou seja, inferior aos outros modelos citados acima.

A combinação dos novos Ryzen AI 400 com a otimização do Legion AI Engine+ deve ser apresentada durante a CES 2026, que acontece em uma semana, assim como outras ideias de notebooks que também já vazaram.

Veja mais do CTUP:

Fonte: Windows Latest