Publicidade

Notebook ganha ainda mais mobilidade e amplia importância na rotina das pessoas

Por| Editado por Rui Maciel | 01 de Abril de 2021 às 07h30

Link copiado!

KonstantinKolosov/Envato
KonstantinKolosov/Envato

Por Luciano Beraldo*

O notebook foi criado e se firmou no mercado tendo como diferencial a facilidade de ser transportado para qualquer lugar. E é exatamente o aprimoramento dessa característica que o consolida como um dos protagonistas do mercado de tecnologia

Independentemente do modelo de trabalho ou estudo de cada um, as pessoas têm ampliado suas exigências por aparelhos que gerem soluções no cotidiano, com um desejo de encontrar um produto que dê liberdade para a execução de tarefas profissionais, escolares ou entretenimento onde estiverem, de forma simples e conveniente. 

Por isso, vimos a definição de mobilidade ser atualizada diversas vezes ao longo das últimas décadas, à medida que novas tecnologias permitiram tal desenvolvimento. Inicialmente, os computadores portáteis ganharam destaque exatamente por poderem ser movidos de um lugar para outro. Os avanços chegam ao ponto de se ter atualmente, com produção no Brasil, notebooks com pouco mais de 1 cm de espessura e pesando menos do que 1 kg, tornando-se um produto que pode ser colocado em uma bolsa ou mochila sem o usuário sequer perceber que o carrega.

Continua após a publicidade

Em meio às inovações, os equipamentos à disposição no país já se adaptam a diversos ambientes sem nenhum prejuízo em seu desempenho. O consumidor brasileiro pode adquirir notebooks com telas que chegam a atingir 600nits, um dos pontos mais altos de brilho possíveis em qualquer equipamento eletrônico, permitindo o uso confortável até mesmo em ambientes externos. A usabilidade, inclusive, comprova-se como prioridade de aparelhos que contam, por exemplo, com tela touch Full HD de borda infinita, além da busca por favorecer a ergonomia com o desenvolvimento de teclas e clickpad mais amplos.

Dentro da realidade que vivemos desde o ano passado, o notebook também se qualifica como uma das figuras centrais entre os produtos tecnológicos da casa, onde a conectividade com outros dispositivos traz facilidade para qualquer perfil de cotidiano. Um notebook atualizado permite a conexão com os mais diversos aparelhos que compõem o dia a dia de cada usuário, seja smartphone, tablet, fones de ouvido, monitores ou TVs, com uma integração que permite, por exemplo, acessar apps do smartphone (até criando atalhos para eles na sua área de trabalho), receber notificações, SMS, fazer download de fotos, copiar e colar textos entre os dispositivos, arrastar e soltar documentos ou imagens de um para outro sem sequer tocar no celular. Há ainda a possibilidade de ampliar sua área de trabalho, projetando a imagem do notebook na TV sem a necessidade de cabos.

Adiciona-se ainda outra atualização do termo portátil: adequar-se a variados ambientes sem destoar da decoração. Ponto em que se atinge um nível premium atualmente, com cores metálicas e um design contemporâneo.

Também já é possível dizer que ser móvel não é mais sinônimo de computador com rendimento inferior na comparação com modelos desktop. Encontramos notebooks que equilibram perfeitamente mobilidade, conectividade e desempenho, oferecendo bateria de longa duração, velocidade para baixar conteúdos, entre outras características técnicas que potencializam o equipamento.

Continua após a publicidade

Com isso, podemos dizer que, sim, ser móvel foi uma das principais motivações para os notebooks serem criados. E oferecer mais do que mobilidade, sem abrir mão dela, definitivamente, é a explicação para o protagonismo consolidado do produto em um ambiente com a tecnologia assumindo figura central como ocorre atualmente.

*Luciano Beraldo é gerente sênior da área de notebooks da Samsung Brasil