Publicidade

MacBook Pro M3 ganha suporte a dois monitores externos em novo update

Por  | 

Compartilhe:
Apple
Apple
MacBook Pro M3

Com a liberação do macOS 14.6 Sonoma nesta segunda-feira (29), a Apple finalmente trouxe aos MacBook Pro com chip M3 a possibilidade de utilizar dois monitores externos ao mesmo tempo. A função havia estreado com o MacBook Air M3 em março deste ano, e estava prevista para chegar aos notebooks mais caros da Maçã em um update futuro. A única má notícia é que, assim como no dispositivo mais acessível, há algumas limitações na funcionalidade.

Apesar de ser considerada uma das melhores opções de laptops para uso profissional, chamando atenção pela ampla variedade de conexões e o processamento potente e eficiente, o MacBook Pro com chip M3 padrão possuía uma limitação curiosa: apenas um monitor externo podia ser usado, devido à forma como o motor de display (a área responsável pelas telas) do processador funciona.

Isso é um problema quando consideramos que o público profissional ao qual o dispositivo da Maçã pretende atender costuma utilizar uma grande quantia de telas externas. A situação foi resolvida em partes com a estreia do MacBook Air M3 em março, com a chegada da possibilidade de conectar dois monitores ao computador. Na época, a companhia prometeu que traria a funcionalidade às máquinas mais caras em uma atualização futura.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A aguardada atualização foi finalmente disponibilizada nesta semana, com o lançamento do macOS 14.6 Sonoma. Ainda que seja um update focado em corrigir bugs, a nova versão do sistema trouxe entre as novidades a possibilidade de usar uma dupla de telas externas no MacBook Pro M3. Há, porém, a mesma limitação vista no MacBook Air: é preciso estar com a tampa abaixada para conectar até dois monitores 5K a 60 Hz. Do contrário, apenas um display 6K é suportado.

O cenário não é ideal, mas ao menos já fornece mais flexibilidade. Dito isso, usuários dos modelos com chips M1 e M2 não serão beneficiados, sendo preciso comprar um novo dispositivo mais recente caso o uso de múltiplas telas seja importante.

Também vale ressaltar que os MacBook Pro com os chips M3 Pro e M3 Max não possuem essas restrições — as variantes mais caras da máquina comportam até três monitores externos, sem a necessidade de baixar a tampa. A nova versão do macOS já está disponível para download, bastando acessar as configurações e clicar em "Atualização de Software". O update deve começar a ser baixado e instalado automaticamente.

Fonte: via MacRumors

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*