Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hands-On | Dell XPS 13: o mais forte concorrente do MacBook?

Por| 23 de Julho de 2020 às 13h00

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

Quem utiliza os computadores e notebooks para o trabalho sabe que uma boa máquina pode ajudar bastante no dia a dia. O mercado brasileiro hoje dispõe de muitas opções, de diferentes preços e que atendem às mais diversas necessidades, logo não é tão difícil assim escolher um modelo que se encaixe no que você pode ou quer ter.

No entanto, existem alguns produtos que são chamados de “sonho de consumo” e por mais que tragam consigo muito mais do que precisemos para o dia a dia, nosso trabalho com uma máquina dessas fica muito melhor, prazeroso e eficiente. Um desses produtos é o Dell XPS 13 9300, novo notebook da linha premium da Dell que, pela primeira vez, será produzido no Brasil.

Continua após a publicidade

A linha 2020 passou por diversas mudanças e melhorias com relação à geração anterior. Está mais potente, mais bonita e com recursos que certamente tornarão o seu dia a dia muito mais produtivo e sofisticado, por assim dizer.

Nós passamos um tempo com o aparelho em sua versão topo de linha, com 16 GB de RAM, processador Intel Core i7-1065G7 de 10ª geração e 1 TB de armazenamento em SSD para contar um pouco da experiência com ele no dia a dia.

Acabamento impressionante

Sabemos que o que interessa mesmo aqui é o que o notebook pode fazer em termos de trabalho, mas é inevitável não comentar sobre seu design e acabamento. O novo Dell XPS 13 é um colírio para os olhos e transparece, além de muita elegância, um ar de resistência e sobriedade que vemos em poucos modelos no mercado.

Continua após a publicidade

Como era de se esperar em um aparelho premium, todos os materiais são de excelente qualidade e você já começa a suspirar logo quando abre a caixa. A Dell, aliás, faz questão de ressaltar que todos os materiais utilizados são reciclados ou passaram por algum processo de reaproveitamento, ou seja, além da beleza do equipamento, há toda uma preocupação para não prejudicar o meio ambiente.

O cuidado da empresa, aliás, é sentido em cada detalhe do XPS 13. A começar pelo painel principal, que possui um teclado com botões grandes, confortáveis e retroiluminados, o que ajuda na hora de trabalhar em ambientes com pouca luz. O material da base é composto por fibra de carbono e, durante o uso, pouco sentimos cansaço ou aumento brusco de temperatura. E olha que chegamos a ficar com ele ligado por volta de 12 horas seguidas em um dos dias.

Já quando vamos para o corpo do notebook, a coisa fica ainda melhor. O Dell XPS 13 é todo feito em alumínio e a placa foi cortada com o uso de diamantes para uma maior precisão e detalhismo. No uso diário, tudo isso se mostrou muito firme e resistente, o que certamente vai agradar usuários mais desajeitados.

Continua após a publicidade

Apesar do uso de todos esses materiais, o XPS 13 é bem leve, pesando apenas 1,28kg, algo que, no dia a dia, ajuda bastante para nos locomovermos e o utilizarmos nos mais diversos ambientes. Evidentemente, por estarmos em uma quarentena, não o levamos para cafés, espaços de trabalho compartilhado e demais locais onde comumente vemos pessoas trabalhando. Mas, mesmo em casa, é possível usá-lo no escritório, na sala ou até mesmo na rede, deitado, sem maiores problemas.

Isso acontece, também, pelo fato de o Dell XPS 13 aproveitar todo o espaço do teclado, o que facilita para pessoas com as mãos grandes. O ponto negativo é que ele vem com um teclado com padrão internacional e não com o ABNT2. Tudo bem que logo nos acostumamos com ele, mas, principalmente por ser produzido por aqui, a Dell poderia equipá-lo com o layout nacional.

Continua após a publicidade

Com relação ao trackpad, além da precisão esperada para um produto desse nível, seu tamanho também agrada. Segundo a Dell, ele está 17% maior do que na versão anterior, o que nos proporcionou maior conforto e facilidade nas tarefas do dia a dia.

Poder de sobra

Falando agora sobre a experiência de uso propriamente, o Dell XPS 13 deixou nosso dia a dia muito mais fácil. O utilizamos para a produção diária do Canaltech e também para o entretenimento, como vídeos, filmes e jogos.

Antes de falar do trabalho, é necessário explicar no que estávamos montados: trata-se de um monstro com processador Intel Core i7-1065G7, placa Killer AX1650 integrada com suporte ao novo padrão Wi-Fi 6, 16 GB de memória RAM LPDDR4 de 3.733 Mhz e 1 TB de armazenamento em SSD (sem possibilidade de expansão).

Continua após a publicidade

Como o nome indica, a tela do XPS 13 é de 13 polegadas e possui bordas bem finas, o que lhe faz levar o título de tela infinita. Na versão testada pelo Canaltech, o display tinha resolução 4K, suporte a HDR400 e sensibilidade ao toque. Para alimentar tudo isso, temos uma bateria integrada de 52 Whr que chegou a garantir cerca de 17 horas com uma única carga.

Todas essas especificações garantiram que a experiência com o aparelho fosse a melhor possível. Enfrentamos duros dias de trabalho sem qualquer engasgo ou sensação de fraqueza, isso sem falar no conforto, que já falamos anteriormente. O único ‘porém’ vai para a tela sensível ao toque, que pode atrapalhar em dados momentos, sobretudo quando estamos digitando textos longos e, qualquer esbarrão, pode fazer tudo ir por água abaixo. Mas, claro, podemos desativar essa função e tudo certo.

A tela 4K dá uma sensação de imersão muito grande, como se a imagem que estamos vendo nos abraçasse, tamanha a qualidade. Segundo a Dell, ela dispõe de brilho de 500 nits, 100% sRGB e compatibilidade com HDR400, ocupando 91,5% da tampa do notebook – um aumento de 6,8% em relação ao modelo anterior.

Continua após a publicidade

Já quando vamos para o entretenimento, seguimos com uma boa qualidade de imagem e som, sobretudo em concertos musicais. Em arquivos compatíveis com o 4K e o HDR, como algumas séries da Netflix e do Prime Video, aí é que o XPS brilha de verdade.

Nos games, contudo, não conseguimos rodar títulos muito pesados em uma qualidade alta, o que certamente pode frustrar alguns PC gamers. Mas cabe lembrar: o XPS 13 foi feito para o trabalho. Prova disso é que o equipamento não vem com placa de vídeo dedicada.

Pormenores

Continua após a publicidade

O Dell XPS 13 conta com algumas features interessantes e que também podem complementar a experiência de uso. Uma delas é voltada para a segurança: o Windows Hello. O suporte à tecnologia de verificação da Microsoft funciona brilhantemente no XPS 13 graças à câmera de alta resolução.

Além disso, outro ponto interessante no laptop da Dell é o pareamento com celulares por meio do Dell Mobile Connect, que facilita bastante em determinadas situações do dia. Com ele podemos espelhar a tela do smartphone, responder mensagens, atender ligações e praticamente transformar o aplicativo em uma segunda tela para o trabalho. Quem usa muito o celular, sabe do estamos falando.

Como é padrão em notebooks desse tipo, faltam entradas USB, mas a Dell envia junto do aparelho um adaptador que pode ser espetado na porta Thunderbolt 3.

Continua após a publicidade

Veredicto

Evidente que ainda vamos destrinchar ainda mais o aparelho para nossos leitores, sobretudo os mais hardcore. Mas, para o usuário médio, o papo é muito mais fácil: o Dell XPS 13 faz tudo aquilo que se propõe com perfeição.

Se você topa investir uma grana alta para ter a melhor experiência possível em nível corporativo, o Dell XPS 13 é a pedida. Bonito, resistente, elegante e potente, esse notebook pode lhe garantir bons anos de prazer ao trabalhar.

Continua após a publicidade

A versão testada pelo Canaltech foi a Dell XPS 13 9300 em sua configuração topo de linha, que está à venda no Brasil por R$ 11.499. As demais versões são estas:

O Dell XPS 13 utilizado neste hands-on foi gentilmente cedido pela Dell do Brasil ao Canaltech.