Faz mal deixar o notebook descarregar completamente?

Faz mal deixar o notebook descarregar completamente?

Por Lu do Magalu | Editado por Bruno Salutes | 12 de Dezembro de 2021 às 14h00
Unsplash/Panos Sakalakis

Quem trabalha bastante com o notebook no dia a dia, sabe como é tentador deixar o computador sempre ligado na tomada, né? Afinal, assim dá para trabalhar tranquilamente, sem se preocupar em perder seus dados caso o computador desligue.

Só que nem sempre existem tomadas compatíveis por perto, daí pode surgir essa dúvida popular: — "Será que faz mal deixar o notebook descarregar completamente?" É que quando o assunto são baterias de notebooks (e eletrônicos, em geral) existem vários mitos que se confundem como verdades no senso comum.

Por isso, hoje vim explicar direitinho para vocês: o que acontece quando a bateria do notebook se descarrega completamente. Veja nas próximas linhas!

Faz mal deixar o notebook descarregar completamente?

Sim. Quando pensamos na bateria em si, descarregar completamente seu computador pode diminuir a vida útil da bateria por conta dos ciclos de carregamento. Em geral, as baterias de notebook suportam de 300 a 500 ciclos de carga.

Um ciclo se completa toda vez que sua bateria descarrega completamente de 100% a 0%. Mas, você pode estar se perguntando: — Lu, 300 ciclos não é muito pouco? Na verdade, não, olha só! Se você tem o costume de carregar seu notebook quando a bateria está baixa lá na casa dos 20% você provavelmente ainda deve ter muitos ciclos da bateria.

Isso acontece porque recarregar evita que um novo ciclo se inicie em sua bateria. Então aqui vai uma dica importante: sempre que possível, mantenha seu notebook com a bateria ligada na tomada, mesmo que ela já esteja em 100%. Esse é um costume que prolonga a vida útil do seu aparelho.

Deixar o Notebook conectado na tomada pode prolongar a vida útil do aparelho (Imagem: Unsplash/Panos Sakalakis)

“Mas, isso não vicia a bateria?”. Hoje em dia, os notebook funcionam com uma tecnologia de carregamento inteligente que corta o carregamento de energia quando sua bateria atinge 100%. Então, quando seu computador já está carregado, ele se alimenta apenas da energia vinda da tomada, deixando de lado a carga da bateria.

Desse jeitinho, mesmo retirando a bateria do seu notebook, ele continua ligado enquanto estiver conectado diretamente na tomada. Bem legal, né? Essa foi uma das soluções encontradas para diminuir o vício das baterias.

Em outros casos, quando seu notebook está descarregando muito rápido ou esquentando com frequência, é recomendado levar seu aparelho para uma avaliação em uma assistência técnica, tá? Pode ser que seja hora de fazer uma substituição na bateria. Gostou dessa matéria? Compartilhe essa dica com seus amigos!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.