Dell lança notebooks da linha Pro no Brasil
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

A Dell anunciou nesta quinta-feira (31) a chegada dos novos modelos de notebook da linha Pro ao Brasil. De acordo com a companhia, seu principal destaque é uma variedade de configurações e recursos para melhorar a utilização no cotidiano profissional das empresas.
Chegarão no mercado corporativo brasileiro o Dell Pro (com opções de display de 14 e 16 polegadas), Dell Pro 14 Plus (com design 2-in-1) e o topo de linha Dell Pro 14 Premium — o primeiro notebook empresarial com tela OLED Tandem QHD+ e um grande foco em eficiência energética.
O Dell Pro será vendido a partir de R$ 7.299 e conta com versões com CPU Intel Core 200 (Raptor Lake Refresh), Intel Core Ultra 200U (Arrow Lake), AMD Ryzen 200 (Hawk Point) e Ryzen AI 300 (Krackan Point). Este último é compatível com o Copilot+ PC da Microsoft, habilitando diversos recursos de inteligência artificial. O modelo será fabricado no Brasil.
Já o modelo Dell Pro 14 Plus terá preços a partir de R$ 8.599 e contará com um processador Intel Core Ultra 200V (Lunar Lake). Por fim, o Dell Pro 14 Premium será vendido pelo valor de R$ 16.999 e trará uma série de recursos e opções para os consumidores.
Ele será o modelo mais leve da companhia para o mercado corporativo, com o peso de 1,14 quilos. O Dell Pro 14 Premium chegará com processador Intel Core Ultra Series 2, memória RAM LPDDR5X (com até 8.533 MT/s) de 32 GB e uma autonomia de bateria de até 21 horas.
Todos eles poderão ser encontrados nos principais canais de venda da Dell no Brasil a partir do dia 5 de agosto de 2025.
Facilidades da linha Dell Pro
A linha Dell Pro é uma verdadeira reformulação do que o mercado corporativo via disponível nos últimos anos. A companhia está focada em trazer materiais reciclados para compor o seu chassi e sem abrir mão da resistência deles: eles têm suporte para até 4 vezes mais pressão do que os modelos anteriores.
Os notebooks também contarão com um design modular para o USB-C. Isso quer dizer que, se eles apresentarem qualquer problema durante o uso cotidiano, não será mais necessário fazer a troca da placa-mãe por completo. Assim, todo o processo de garantia e suporte é agilizado e as companhias não terão de aguardar um período mais longo para o notebook voltar a ser operacional.
A questão da segurança é relevante, com os notebooks Dell Pro trazendo o ControlVault3 — terceira geração de criptografia para senhas, biometrias e reconhecimento facial em seu hardware. Também estará disponível o gerenciamento através do Intel v-Pro e AMD PRO, caso ocorra qualquer problema em seu sistema operacional (tela azul, por exemplo).
Outra facilidade é a possibilidade de selecionar se você receberá o carregador com conexão DCM ou USB-C. Com a presença do primeiro, você não precisará comprometer uma das portas USB-C caso utilize periféricos ou outros dispositivos em seu notebook, por exemplo. Porém, caso prefira, pode comprar o outro separadamente depois.
Mudanças na nomenclatura da Dell
Como anunciado no início de 2025, a Dell abandonará as nomenclaturas de suas linhas de notebooks e se focará em apenas três produtos: os Dell, Dell Pro e os Dell Pro Max. Dentro disso, haverá três categorias: essencial, Plus e Premium. A estratégia é simplificar seus produtos para atender melhor ao seu público-geral — seja consumidor ou do mercado corporativo.
De acordo com o diretor de produtos da Dell Technologies, Rafael Pacheco, a mudança acontece em um momento propício e pode atrair mais clientes para a companhia.
“A mudança é ainda mais importante pela grande procura por novos computadores no mercado atual, refletindo o final do suporte do Windows 10 e o avanço dos PCs com IA. Agora, mesmo um cliente ou usuário que não conhece o histórico do portfólio da Dell, consegue entender o significado dos nomes e seus respectivos atributos, podendo escolher pelas características que procura e precisa”, afirma Rafael Pacheco.
O Canaltech também conversou com o diretor comercial na Dell e líder da unidade de negócios corporativos para o Brasil, Gustavo Souza, que detalha como essa mudança impactará a estratégia da companhia e a relação dela com os consumidores.
“Mesmo com as marcas anteriores que tínhamos, como Optiplex para desktops e Latitude para notebooks, dentro dos mais variados números de produtos e como chamavam eles, era um processo difícil para os clientes visualizarem de forma rápida e direcionada com as necessidades deles, dos usuários corporativos em especial”, revela Gustavo Souza.
De acordo com o executivo, as alterações vieram após muito debate interno e também com os clientes ao redor do planeta.
“Repensamos e conversamos com muitos dos clientes globalmente e, em muitas das vezes, eles só diziam que ‘eu tenho um Dell’. A partir disso, desenvolvemos a ideia de elevar a marca como o primeiro nível de soluções de computadores pessoais. Depois veio o Dell Pro, nossa linha direcionada ao mercado corporativo e os Dell Pro Max, que são as workstations”, afirma o diretor comercial da Dell. “Entendemos que essa forma simples, usando nomes ao invés de números com outros títulos, fica muito mais fácil — tanto para os consumidores quanto para os usuários corporativos —- identificar no nosso portfólio qual a melhor solução”, diz Gustavo Souza.
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