Como desbloquear o teclado do notebook
Por Thiago Furquim • Editado por Douglas Ciriaco |

Se você enfrenta dificuldades ao digitar ou se o teclado do notebook travou e parou de responder de repente, não se preocupe. Apesar de parecer complexo, existem métodos simples que podem desbloquear o componente e resolver o problema.
- Como resolver a maioria dos problemas de inicialização do Windows
- 55 comandos que você pode fazer com a tecla Windows no PC
Como desbloquear o teclado
1. Confira se o notebook está funcionando
É comum que um dos motivos pelos quais o teclado apresenta mau funcionamento esteja relacionado ao computador. Enquanto você tecla, pode ser que o sistema operacional pare de responder e impeça a digitação correta
Para resolver o problema com um programa travado, faça o seguinte:
- Use o atalho Crtl + Shift + Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas;
- Na aba "Processos", encontre o programa em mau funcionamento;
- Selecione o programa e clique em "Finalizar tarefa".
Outra opção é pressionar os comandos Win + Ctrl + Shift + B para redefinir os drivers de vídeo se chegar à conclusão que pode ser um defeito de visualização da tela.
2. Reinicie o notebook
Uma solução simples para resolver diversos problemas de desempenho do computador é, simplesmente, reiniciá-lo. Embora a maioria das pessoas tenha dúvidas de qual é a frequência é ideal para reiniciar o notebook, essa pode ser uma boa saída para lidar com algum enrosco de desempenho.
Se isso não resolver o problema, tente iniciar o Windows em modo de segurança para investigar se há algum problema de incompatibilidade de software ou drive instalado no dispositivo.
3. Desinstale os drivers do teclado
Redefinir o drive do teclado é simples e você pode usar apenas o mouse ou o touchpad do notebook para a tarefa. Confira:
- Abra o menu iniciar;
- Pesquise por "Gerenciador de dispositivos"
- Clique na seta em "Teclados" para expandir as opções;
- Clique com o botão direito em "Teclado PS / 2 padrão";
- Selecione "Desinstalar dispositivo";
- Aguarde até que o drive seja reinstalado novamente.
4. Faça uma limpeza no teclado
Falhas de hardware podem acontecer se um componente acumular sujeira e não puder se comunicar corretamente. Por isso, experimente limpar o teclado com ar comprimido e use solventes com cuidado em determinadas áreas.
Você também pode usar kits de limpeza adequados e outros acessórios, como pincéis, para limpá-lo com segurança.
5. Ative o botão Num Lock
Caso o problema esteja relacionado apenas ao teclado numérico, você pode tentar ativar o botão Num Lock. Essa função permite bloquear ou desbloquear essa parte do teclado para habilitar outras funcionalidades.
A maioria dos componentes em notebooks possui um LED indicando se esse botão está ativado ou desativado. Experimente verificar e ajustar o estado do Num Lock para resolver o problema.
6. Teste outro teclado no notebook
Se houver algum problema irreversível com o hardware do teclado do notebook, seja por danos físicos ou falhas em componentes internos, é possível testar uma solução alternativa conectando um teclado externo via cabo USB ou por conexão Bluetooth.
Essa é uma opção viável para continuar utilizando o notebook sem precisar fazer um reparo ou substituir o dispositivo. Além disso, ao escolher um teclado externo, você pode optar por um modelo mais ergonômico ou com recursos adicionais capazes de melhorar a experiência de uso e aumentar a produtividade.
Caso você ainda tenha dificuldades com o teclado do notebook, uma alternativa útil é aprender a ativar o teclado virtual no Windows. Essa ferramenta permite realizar tarefas simples de digitação usando o mouse — solução prática quando o teclado físico não funciona corretamente.