Como resolver a maioria dos problemas de inicialização do Windows

Por Redação

Um computador Windows pode ter problemas de inicialização por causa de uma das três razões: hardware ruim, software ruim ou algum erro de firmware. Ou se você for realmente azarado, uma combinação dos três.

Nesse tutorial você vai aprender a diagnosticar cada problema e como corrigi-los.

Como o sistema do Windows é inicializado

Quando você liga qualquer PC na energia, a BIOS (Basic Input Output System) ou o UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) determina qual partição a carregar, baseado em dados que ele lê a partir do gerenciador de inicialização. Em Windows antigos, nos referimos a ele como MBR (Master Boot Record). No Windows 10, o novo gerenciador de inicialização é denominado GTP (GUID Partition Table) que é uma tabela de partição, embora os usuários ainda possam empregar o MBR velho.

Dependendo da idade do seu sistema, você pode ter uma BIOS ou uma UEFI, o que facilita o carregamento de seu gerenciador de inicialização. Os sistemas antigos utilizam a BIOS e os sistemas mais recentes utilizam o UEFI.

Se tanto o MBR, o GPT ou os drivers do sistema operacional forem danificados, o seu Windows não irá inicializar. A diferença entre as duas está nos sintomas iniciais exibidos pelo seu computador quando ele inicia. Se aparecer uma tela azul, significa que o MBR ou o GPT foi carregado com êxito, porém não conseguiu concluir a inicialização. Mas se apareceu alguma outra condição, como um cursor piscando numa tela escura de um prompt do DOS, então o MBR / GPT podem estar danificados.

Para a maioria dos problemas de inicialização, um disco de reparação do sistema Windows fornece a solução mais fácil.

Criando um disco de reparação do sistema Windows

Para fazer um disco de reparação do Windows, você precisa de outro computador Windows (7, 8 ou 10) e um drive USB de pelo menos 128 MB de armazenamento. Depois de conseguir os dois, siga o passo a passo:

Passo 1. Insira o pendrive na unidade USB e procure por "Criar um disco de recuperação".

tela azul da morte

Passo 2. Depois de selecionar o programa e clicar na janela de confirmação, escolha o pen drive como local de recuperação e clique em "Seguinte"

tela azul da morte
tela azul da morte

Passo 3. Clicando nas próximas janelas, seu pen drive será formatado. Por isso, certifique-se que não há nada que você não possa perder armazenado nele.

Passo 4. Após o término da formatação, você vai, em seguida, iniciar o PC a partir do pen drive como se fosse um DVD. Você usará esse disco para reparar ou diagnosticar o seu sistema operacional.

Passo 5. Em seguida você terá que reiniciar o computador e iniciar a partir do disco de recuperação do sistema Windows. Se a inicialização terá sucesso a partir do disco, isso vai variar de PC para PC. Na maioria das vezes, pressionando F10, F11 ou F12 na inicialização do sistema, isso irá te dar a opção de inicialização no sistema de recuperação da unidade. Se você não sabe, faça uma pesquisa na Internet para "boot USB + seu modelo de computador". Por exemplo, se você tem um Dell XPS 13, procure: " Dell XPS 13 USB boot".

tela azul da morte

Como resolver o problema da tela azul da morte do Windows

BSODs (Blue Screen of Death, em inglês) podem ocorrer devido a problemas tanto de software como de hardware - apesar de que, quase sempre, a causa mais comum seja originada por drivers do seu sistema operacional. Se há um driver danificado ou em falta, que desempenha um papel fundamental para o seu sistema inicializar, todo o sistema irá falhar ao carregar.

Se você tentou fazer backup de uma partição em um smartphone Android, por exemplo, e acidentalmente danificou o Windows, não parece provável que você apagou todos os dados que armazenam partições. Parece que você tem alguns problemas no driver ou no hardware.

Comece por procurar o código de erro ou mensagem da tela azul da morte (BSOD) num site de busca da Internet. O BSOD deve ser algo como isso (exceto por ter um código de erro diferente). Então você deve anotar o erro.

tela azul da morte

Em seguida, desligue o computador e tudo o que não for fonte de energia para a inicialização dele (como HDs externos ou alto-falantes externos). Em seguida, reinicie o computador. Se o problema persistir, então ele não está relacionado a qualquer coisa que você tinha conectado ao computador. Em seguida, inicialize o disco de recuperação do Windows.

Uma vez iniciado o disco de recuperação, escolha a opção "Reparar o computador" e, em seguida "Solucionar problemas".

tela azul da morte

Depois, selecione "Opções avançadas". No Windows 8 e 10, você tem acesso à "Reparação automática". O disco de recuperação deve reparar automaticamente qualquer MBR ou qualquer falha do GPT. No Windows 7, você pode optar por restaurar um backup usando a "Restauração do sistema" ou você pode escolher "Reparar Inicialização" ( que é semelhante ao reparo automático).

tela azul da morte

Se isso também falhar, você pode optar por atualizar ou resetar o seu sistema. Tenha em mente que a escolha de uma atualização ou reset irá causar alguma perda de dados.

A busca no Google é sempre um bom primeiro passo, mas caso ela não fornecer nenhuma resposta, tente redefinir ou atualizar o seu sistema utilizando um disco de recuperação do seu Windows ou um disco de instalação do seu Windows (7,8 ou 10).

Consertando o problema de reinicialização do Windows

Para o Windows que fica reiniciando de forma contínua, no Windows 8 ou 10, o sistema operacional deve entrar automaticamente no menu "Opções de Recuperação do Sistema" após a terceira reinicialização forçada. No Windows 7 e inferiores isso não irá acontecer automaticamente, o que requer que o usuário toque manualmente a tecla F8 durante a inicialização. Depois de tocar repetidas vezes o F8, o Windows 7 e Vista irão entrar no menu de "Opções avançadas de inicialização".

tela azul da morte

Uma vez dentro do menu de "Opções avançadas de inicialização", os usuários podem escolher entrar em modo de segurança e restaurar o estado de funcionamento anterior ao problema, ou anteriores. Outra alternativa é entrar no menu "Opções de Recuperação do Sistema" que funciona um pouco como o menu de recuperação do Windows 8 e 10.

Consertando a tela preta da morte do Windows

Existe também a tela preta da morte, que é muito mais difícil de resolver. Não só existem muitos tipos diferentes de telas pretas da morte como há uma variedade imensa de meios para combater o problema. Há dois tipos principais de telas pretas: o sublinhado piscando e a tela preta com o cursor do mouse.

Como corrigir a tela preta com o cursor no Windows 10

O Windows 10 traz uma nova categoria de tela preta para falhas de inicialização. Embora a máquina tenha feito tecnicamente a inicialização corretamente, o problema tem origens nos drivers gráficos que o Windows carrega por padrão após a instalação. O Windows 10 acredita que carregou os drivers corretos, então a máquina não entrará automaticamente no modo de recuperação.

tela azul da morte

Há duas maneiras de resolver o prolema nos Windows 10/8/7: uma temporária e uma permanente.

Conserto Temporário:

Passo 1. Pressione a combinação "Ctrl + Alt + Del" no seu teclado e uma tela irá se abrir.

Passo 2. Click em "Task Manager",

tela preta da morte

Passo 3. Depois clique em "File" e em seguida "Run new task"

tela preta da morte

Passo 4. Digite "explore.exe" e pressione enter

tela preta da morte

Isso te levará ao desktop, mas você terá que fazer isso toda vez que iniciar o seu computador

Conserto Permanente:

Passo 1. Pressione em seu teclado a combinação "Ctrl + Alt + Del" e vá em "Task Manager"

tela preta da morte

Passo 2. Clique em "File" e em seguida em "Run new task"

tela preta da morte

Passo 3. Digite "regedit.exe" e pressione enter

tela preta da morte

Passo 4. Quando perguntar se você permite que o programa faça alterações em seu computador, clique em "Sim"

tela preta da morte

Passo 5. Na lista lateral da esquerda, em "HKEY_LOCAL_MACHINE", clique no pequeno triângulo à frente da pasta "SOFTWARE" e aguarde

tela preta da morte

Passo 6. Role a lista para baixo e clique na pasta "Microsoft"

tela preta da morte

Passo 7. Role a lista que se abre mais abaixo até achar a pasta "Windows NT", clique no triângulo à esquerda e a pasta "CurrentVersion" irá aparecer.

tela preta da morte

Passo 8. Clique no triângulo antes da pasta "CurrentVersion" e role a lista mais para baixo até achar a pasta "Winlogon", mas não clique no triângulo dessa vez, e sim na pasta. À direita aparecerá o conteúdo da mesma

tela preta da morte

Passo 9. Role a lista da tela da direita para baixo até achar o arquivo chamado "Shell"

tela preta da morte

Passo 10. Confira na seção "Data" do aquivo "Shell" se está o "explorer.exe". Se estiver com outro nome você deverá mudar

Passo 11. Clique com o botão direito sobre "Shell" e depois em "Modify"

tela preta da morte

Passo 12. Você terá que deixar o Value data com " explorer.exe" e clique em "Ok". Feche a janela no "x". Feche também a janela do "Task Manager"

tela preta da morte

Pronto! Resolvido o problema.

Consertando a tela preta da morte do Windows com o cursor piscando

Na inicialização, se o sistema exibe uma tela preta com um cursor piscando, significa que o disco rígido não foi detectado corretamente. Esse problema se dirige para as configurações da BIOS ou UEFI. Você pode tentar solucionar alternando as unidades padrão de conexão do modo RAID ou IDE para AHCI, ou vice-versa. Se isso falhar, você vai querer mudar a ordem de inicialização de seus discos para que a unidade que contém o sistema operacional apareça em primeiro lugar na ordem de inicialização.

tela azul da morte

No Windows 7 (e sistemas mais antigos), às vezes, mudando sua unidade IDE para AHCI vai quebrar o seu sistema. Isso requer a instalação de um Microsoft Fix It executável, que aumenta a compatibilidade AHCI para o Windows 7.

Consertando o carregamento de tela infinito do Windows

O Windows pode também entrar em um estado que não evolui, ele chega a exibir ícones displays do Windows mas o sistema nunca inicializa. Às vezes isso é causado por uma atualização mal feita do Windows.

tela azul da morte

Para resolver esse problema no qual nada acontece:

Passo 1. Pressione o botão power do seu computador por 5 a 10 segundos, ou se estiver usando um laptop desplugue a bateria e a reconecte. faça isso até que a frase "Preparing Automatic Repair" apareça.

inicialização infinita

Passo 2. Após isso, a tela ficará toda preta novamente e depois vai aparecer a frase "Diagnosing your PC".

inicialização infinita

Passo 3. Aguarde um pouco e uma tela azul irá aparecer com o título de "Automatic Repair". Clique em "Advanced options".

inicialização infinita

Passo 4. Na próxima tela clique em "Troubleshoot".

inicialização infinita

Passo 5. Em seguida clique em "Advanced options" novamente.

inicialização infinita

Passo 6. Depois clique em "Startup Settings".

inicialização infinita

Passo 7. clique em "restart". Se nada acontecer, reinicie novamente pela segunda vez.

inicialização infinita

Passo 8. Se ainda não der certo, quando o computador reiniciar, irá dar a opção de restart ou de "Advanced options". Escolha "Advanced options".

inicialização infinita

Passo 9. Clique em "troubleshoot" de novo.

inicialização infinita

Passo 10. depois clique em "Advanced options".

inicialização infinita

Passo 11. clique agora em "Command Prompt".

inicialização infinita

Passo 12. Você verá uma tela preta. Digite "c:" e pressione enter.

inicialização infinita

Passo 13. agora digite "dir" e pressione enter novamente, procure por "Program files (86)".

inicialização infinita

Passo 14. Se não achar o "Program Files (86)", procure em D: digite "d:" e pressione enter. depois digite "dir" novamente, até que ache o drive onde estão os "Program Files (86)".

inicialização infinita
inicialização infinita

inicialização infinita

inicialização infinita

Passo 15. Se os achou em "d:", em "D:\>", digite "cd \windows\system32\config" e dê enter

inicialização infinita

Passo 16. depois, digite "MD backup" e enter novamente. Isso criará uma pasta de backup que você usará para resolver esse problema.

inicialização infinita

Passo 17. na próxima linha digite "copy *.* backup" enter. Uma lista de itens serão copiados,

inicialização infinita

Passo 18. Em seguida digite "CD regback" e dê enter.

inicialização infinita

Passo 19. digite "dir" de novo. Se os números antes dos itens for zero, você pode continuar o processo.

inicialização infinita
inicialização infinita

Passo 20. digite "*.* .." enter

inicialização infinita

Passo 21. depois, em cada pergunta, responda com um "n".

inicialização infinita

Passo 22. depois digite "exit" para voltar às opções do Windows.

inicialização infinita

Passo 23. Desligue o Windows, clicando em "Turn off your computer"

inicialização infinita

Passo 24. Quando seu computador for ligado novamente, ele estará funcionando normalmente.

Problemas de hardware na inicialização do Windows

Se o seu computador não passar pelo POST (Power On Self Test), que é quando a energia inicializa o hardware do computador e passa o controle para o carregador de inicialização em um dispositivo conectado e que em seguida inicializa o sistema operacional, definitivamente significa que uma falha de hardware aconteceu. Uma estratégia para encontrar o problema é tentar limitar a causa da falha em um só componente com defeito. Você deve então desligar todos os dispositivos não essenciais e depois tentar inicializar a máquina. É a metodologia para solucionar problemas mais básicos e sem guia de reparação de hardware. No entanto, a complexidade de uma placa-mãe requer um processo especial para resolver o problema.

Essencialmente, quando a placa mãe não está funcionando corretamente, os usuários podem resolver o problema usando alguns métodos simples. O mais eficaz é o reset profundo, que temporariamente para a alimentação da memória volátil na placa de todos os computadores, reiniciando-os assim a um estado de fábrica.

Infelizmente, muitos Ultrabooks e laptops não permitem fácil acesso à bateria de backup BIOS. Nesse caso, você vai precisar entrar em contato com um técnico especializado para suporte adicional.

Considerações finais

Você pode notar que a maioria dos métodos de reparação giram em torno de usar um disco de recuperação do Windows. Isso ocorre porque é a melhor forma para resolver a maioria dos problemas de inicialização. Mas para a maior parte deles você vai precisar se familiarizar com essa ferramenta de reparo a fim de maximizar as chances de inicialização do sistema normalmente.