Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2023 | ASUS atualiza linha Zenbook com chips Intel de 13ª geração

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Janeiro de 2023 às 16h00

Link copiado!

Asus
Asus
Tudo sobre ASUS

Seguindo com seus anúncios para a CES 2023, a ASUS iniciou a atualização da família Zenbook para 2023 com 4 novos notebooks, embarcados com a 13ª geração de processadores da Intel e as recém-anunciadas GPUs Nvidia GeForce RTX 4000.

O destaque vai para o Zenbook Pro 16X, mais poderoso e munido de soluções proprietárias engenhosas para turbinar a refrigeração, além do Zenbook 14X, que também recebeu melhorias de desempenho e um acabamento ainda mais premium.

Zenbook Pro 16X traz inédito módulo de CPU

Continua após a publicidade

Principal novidade do dia, o ASUS Zenbook Pro 16X OLED 2023 vem equipado com as novas CPUs Intel Raptor Lake-H de 13ª geração até o Core i9, junto a GPUs Nvidia GeForce RTX 4000, até 32 GB de RAM e até 2 TB de armazenamento SSD M.2 NVMe PCIe 4.0.

Mesmo em cargas de trabalho intensas, que utilizem os dois chips no limite, a ASUS promete que o conjunto de processamento é capaz de atingir nível de consumo de 155 W (45 W da CPU + 115 W da GPU) graças a inúmeras otimizações e tecnologias inéditas da marca.

A primeira delas está na CPU, com o chamado ASUS Supernova SoM Design — trata-se de um design SoM (System-on-Module) que concentra a CPU em um módulo de dimensões reduzidas ao aproximar os chips de RAM do processador, diminuindo a largura e a altura ocupada pelos componentes na placa-mãe.

Comparados ao Zenbook Pro 16X da geração anterior, esse módulo ocuparia uma área 38% menor, passando de 60 x 50 mm (3.000 mm²) para apenas 42 x 44,7 mm (~1.877 mm²).

Continua após a publicidade

O maior benefício, segundo a ASUS, seria um aumento na eficiência de refrigeração, já que o calor estaria concentrado em uma área menor. A outra medida, essencial para o design Supernova, é o uso das novas memórias LPDDR5X, não apenas mais velozes, como também mais densas, oferecendo maior capacidade com um número menor de chips. No mesmo exemplo dado pela empresa, é possível ver como a quantidade de chips de RAM foi cortada pela metade, possibilitando a redução da largura da região.

Também está de volta o uso de metal líquido sobre a CPU, em vez de pastas térmicas comuns. Melhor condutor, o material agilizaria a transferência do calor do processador para o dissipador, oferecendo temperaturas até 7 ℃ menores em comparação ao método tradicional. Por fim, a gigante emprega uma câmara de vapor, responsável por acelerar a dissipação, e o teclado que levanta para expor a área interna a mais ar, marca registrada da companhia, integrado ao corpo premium com construção unibody de alumínio.

Continua após a publicidade

O restante da ficha técnica reflete os grandes investimentos feitos no desempenho, começando pelo painel OLED de 16 polegadas, com proporção 16:10, resolução 3,2K de 3200 x 2000 pixels e taxa de atualização de 120 Hz. O display também suporta reprodução de conteúdo em HDR com Dolby Vision, e apresenta 100% de cobertura da gama de cores DCI-P3, sendo acompanhado de um sistema de som potente, munido de 6 speakers, otimizados pela Harman Kardon e embarcados com tecnologia de som espacial Dolby Atmos.

Mirando principalmente em profissionais e nos "prosumers", usuários comuns que ocasionalmente realizam produção de conteúdo, a máquina traz alguns truques. Entre eles, estão presentes o ASUS Dial, o botão analógico configurável para atalhos rápidos da empresa, webcam Full HD, leitor de cartões SD no protocolo SD Express 7.0 (com velocidades de até 985 MB/s), sensor de cor ambiente para calibração automática da tela, trackpad 84% maior que o da geração anterior e compatibilidade com a ASUS Pen 2.0.

No mais, o novo Zenbook Pro 16X OLED conta com leitor de digitais integrado ao botão de energia, sensores infravermelho para biometria facial 3D, retroiluminação configurável no teclado, MUX Switch, para desativar a GPU integrada e ter acesso à GPU dedicada direto da tela do aparelho, duas portas Thunderbolt 4 (40 Gbps), enorme bateria de 96 Wh, espessura de apenas 16,9 mm e Windows 11 Pro.

Continua após a publicidade

Zenbook Pro 14 e Pro 14 Duo trazem nova tela OLED

Para o segmento mais avançado da família Zenbook 14, a ASUS apresentou os novos Zenbook Pro 14 e Pro 14 Duo. Como o nome indica, os modelos são basicamente idênticos, com uma exceção: enquanto o Pro 14 traz o ASUS DialPad, atalho capacitivo integrado ao trackpad com função similar ao Dial físico, o Pro 14 Duo embarca um segundo painel logo acima do teclado, fornecendo área extra para janelas adicionais ou mesmo atalhos rápidos em apps profissionais.

Ambos estreiam equipados com processadores Intel Raptor Lake-H de 13ª geração, novas GPUs Nvidia GeForce RTX 4000 mobile, até 16 GB de RAM DDR5-4800 soldada com slot adicional para expansão com até 32 GB e até 2 TB de armazenamento SSD M.2 NVMe PCIe 4.0. O consumo máximo sob estresse prometido por aqui é mais modesto, de 105 W (45 W da CPU + 60 W da GPU), muito em virtude do tamanho mais compacto e peso reduzido, de 1,65 kg.

Continua após a publicidade

A tela é uma das principais novidades da série Zenbook Pro 14 de 2023, havendo a adoção de um display OLED mais avançado. Com 14,5 polegadas, o painel traz proporção 16:10, resolução 2,8K de 2880 x 1800 pixels, taxa de atualização de 120 Hz e 100% de cobertura da gama de cores DCI-P3, bem como suporte a HDR com Dolby Vision. Complementa a reprodução de mídia premium o sistema de som estéreo com Dolby Atmos.

Conectividade é outro ponto forte dos modelos, havendo Wi-Fi 6E, porta Thunderbolt 4 (40 Gbps), USB-A e USB-C 3.2 Gen 2 (10 Gbps), leitor de cartões SD, HDMI 2.1 e conector P2 para fones de ouvido e microfone. Fecham as especificações a certificação militar MIL-STD-810H de resistência a impactos, vibração, umidade e radiação, chip MUX Switch, webcam Full HD com infravermelho para biometria facial, bateria de 76 Wh e Windows 11 Pro de fábrica.

Zenbook 14X promete experiência mais premium

Concluindo os anúncios, a ASUS revelou ainda o Zenbook 14X OLED 2023, recheado de melhorias que prometem garantir que o aparelho proporcione uma experiência ainda mais premium. O modelo chega munido de processadores Intel Raptor Lake-H de 13ª geração, acompanhado de GPUs até a Nvidia GeForce RTX 3050 — primeiro diferencial frente à geração anterior, que não possuía gráficos dedicados —, até 32 GB de RAM LPDDR5-4800 soldada e até 1 TB de armazenamento SSD M.2 NVMe PCIe 4.0.

Continua após a publicidade

Mais um dos upgrades, a tela OLED está maior, mais veloz e é quase idêntica à dos irmãos mais avançados da série Pro. Com 14,5 polegadas, o display traz resolução 2,8K de 2880 x 1800 pixels, taxa de atualização de 120 Hz, sensibilidade ao toque, proporção 16:10 e 100% da gama DCI-P3. Também há HDR por aqui, mas sem Dolby Vision, que dá lugar ao padrão DisplayHDR True Black 600. Fora isso, o sistema de som é estéreo, possui otimizações da Harman Kardon e suporta Dolby Atmos.

É na construção onde estão os principais diferenciais do novo Zenbook 14X: o dispositivo é relativamente fino e leve, considerando o processamento, com 16,9 mm de espessura e 1,5 kg. O corpo em liga de alumínio estreia nas cores Inkwell Gray (cinza) e Sandstone Beige (bege), com este segundo adotando um revestimento inédito especial, conhecido como PEO. Espécie de revestimento de cerâmica fixado com plasma, o processo aumentaria a resistência sem agredir o meio ambiente, como é o caso da anodização normalmente utilizada nos notebooks.

A tecnologia também forneceria um acabamento fosco, com maior resistência a marcas de dedo e alto nível de dureza, sendo muito menos propenso a riscos e outros tipos de dano. Completa a lista de especificações a conectividade avançada com Wi-Fi 6E, duas portas Thunderbolt 4 (40 Gbps), USB-A 3.2 Gen 2 (10 Gbps), HDMI 2.1, conector P2, certificação militar MIL-STD-810H, dobradiça que se abre em 180°, webcam Full HD com infravermelho para biometria facial, bateria de 70 Wh e Windows 11 Pro.

Continua após a publicidade

Todos os produtos apresentados pela ASUS na CES 2023 terão detalhes de preço e disponibilidade revelados apenas nos próximos meses.