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Spotify adquire duas empresas para turbinar oferta de podcasts

Por| Editado por Claudio Yuge | 18 de Fevereiro de 2022 às 23h00

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Soundtrap/Unsplash
Soundtrap/Unsplash

O Spotify acaba de anunciar a aquisição das empresas Podsights e Chartable. O objetivo da operação é melhorar a medição de podcasts para anunciantes e oferecer insights para editores. O Podsights é um serviço de medição de publicidade de podcast, enquanto o Chartable é uma plataforma de análise que usa atribuição promocional e ferramentas de percepção do público para ajudar os editores a conhecerem e aumentarem seu público.

Uma pesquisa recente da Advertiser Perceptions aponta que a medição e a atribuição continuam sendo os maiores desafios para anunciantes de podcast. Com a incorporação das duas empresas, o Spotify vai ampliar o conjunto de ferramentas para facilitar a transformação de insights em ações. A expectativa é aumentar a base de ouvintes e aprimorar os negócios.

Sean Creeley, CEO da Podsights, diz que o Podsights e o Spotify compartilham a mesma crença. “Todos os grandes ecossistemas de mídia precisam de grandes medidas para prosperar.” Já Khurrum Malik, chefe de marketing de negócios de publicidade do Spotify, destaca que muitos anunciantes têm transferido mais orçamentos para podcasts. “Eles estão nos dizendo que, para aumentar seu investimento na categoria, precisam de mais medição e mais percepções.”

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Malik diz que a companhia espera que a equipe do Podsights ajude a acelerar e melhorar a medição para anunciantes de podcast em todo o mundo. “Uma melhor medição beneficiará todo o ecossistema e mal podemos esperar para começar”, pondera. No quarto trimestre de 2021, o Spotify tinha 3,6 milhões de podcasts na plataforma (no terceiro trimestre, eram 3,2 milhões).

A companhia já adquiriu a plataforma australiana de tecnologia de podcast com sede na Austrália em dezembro de 2021 e a de descoberta de podcast Podz, em junho de 2021. Em novembro de 2020, o Spotify já havia incorporado a Megaphone, uma plataforma de publicidade e publicação de podcast, por US$ 235 milhões. Outras empresas adquiridas incluem Gimlet Media e Anchor, por US$ 343 milhões, em fevereiro de 2019, Parcast e The Ringer.

A consultoria eMarketer aponta que a receita anual de publicidade em áudio digital nos EUA deve chegar perto de US$ 8 bilhões até 2025. Desse total, US$ 2,7 bilhões (R$ 14 bilhões) vão para publicidade em podcast. Para o Spotify,o próximo passo para garantir crescimento é demonstrar o impacto da publicidade em áudio por meio de inovações em medição e insights para editores.

Fonte: Spotify