SoftBank paga US$ 1,6 bilhão para usar marca do Yahoo no Japão
Por Roseli Andrion • Editado por Claudio Yuge |

A marca Yahoo era popular em todo o mundo nos anos 1990. Com o tempo, perdeu muito espaço. Mesmo assim, continua com potencial no Japão: acaba de ser vendida por lá por US$ 1,6 bilhão (algo como R$ 8,3 bilhões) à plataforma de e-commerce Z Holdings, do grupo SoftBank.
Uma pesquisa da Values mostra que as marcas do Yahoo compuseram quatro dos 10 sites mais visitados no Japão em 2020. A página principal do Yahoo teve acesso equivalente ao número de usuários do YouTube no país.
A companhia comprou o direito de uso da marca Yahoo no Japão para substituir um acordo de licenciamento já existente. A proprietária era a Apollo Global Management, uma empresa de private equity, que pagou US$ 5 bilhões por ela ao comprar a divisão de mídia da Verizon Communications, boa parte dela relacionada ao portal Yahoo nos EUA.
Bom negócio
Segundo a Bloomberg, o Yahoo foi um dos primeiros investimentos de Masayoshi Son, dono do SoftBank. Ele construiu uma participação de US$ 100 milhões (algo como R$ 524 milhões) no portal em meados da década 1990. Posteriormente, Son constituiu a Yahoo Japan Corp., que, ao longo dos anos, tornou-se a Z Holdings.
Até hoje, o nome Yahoo é utilizado em aplicativos de tempo e mapas, em portais de finanças, em uma marca de celulares do SoftBank e no portal Yahoo Auctions, que é semelhante ao eBay. No ano passado, porém, a Z Holdings começou a mudar os nomes de seus serviços financeiros para Pay Pay. Isso inclui de cartões de crédito a empresas de seguro que tinham a marca Yahoo.
Mitsunobu Tsuruo, analista do Citigroup, avalia que o retorno de investimento deve ocorrer em sete a oito anos. “Sentimos que o resultado das negociações tem sido relativamente favorável à Z Holdings, graças à posse de múltiplas marcas de plataforma, como PayPay e Line, e ao enfraquecimento da marca Yahoo! nos EUA”, diz em nota.
Fonte: Época Negócios