Salesforce confirma aquisição da Tableau por US$ 15,7 bilhões

Por Rafael Rodrigues da Silva | 11 de Junho de 2019 às 10h58
Tudo sobre

Salesforce

Saiba tudo sobre Salesforce

Ver mais

Nesta segunda-feira (10) a Salesforce (empresa dos Estados Unidos de software on demand) anunciou que fechou a compra da Tableau (empresa de software de visualização de dados interativa) por US$ 15,7 bilhões — valor este que fará com que a Salesforce seja dona de 100% das ações da empresa.

O valor pago é bem maior do que o atual valor de mercado de Tableau, que no fechamento do mercado da última sexta-feira (7) estava avaliada em US$ 10,79 bilhões. A compra pelo valor de US$ 15,7 bilhões já foi aprovada pelas diretorias de ambas as empresas e deve ser concretizada já nas próximas semanas.

O negócio é um ótima notícia para os acionistas da Salesforce e chega para cobrir o “buraco” causado pela falha da companhia em adquirir o LinkedIn. Apesar da Tableau possuir um produto bem diferente do que é o Linkedin, ele irá cumprir o mesmo objetivo para a Salesforce: aumentar as ofertas de engajamento e análise de dados que a empresa poderá oferecer para seus clientes.

A aquisição da Tableau também pode ser vista como um movimento para “contra-atacar” a Google, que na semana passada já havia anunciado a compra da Looker. Com a aquisição da Tableau, a companhia se prepara para entrar forte também no ramo da análise de dados virtuais, e com as novas aquisições tanto a Salesforce quanto a Google estão aptas a fornecerem produtos que podem ajudar na estratégia de marketing de seus clientes.

Atualmente, a Tableau possui cerca de 86 mil clientes corporativos, incluindo nomes como Verizon, Charles Schwab (banco e corretora de valores) Schneider Electric e a Netflix. Mesmo após a compra, a Tableau continuará operando como uma empresa independente e manterá não apenas sua própria marca, mas também continuará com o mesmo CEO, a mesma equipe de diretores e operando da mesma sede em Seattle — ou seja, a empresa ficará sob o comando da Salesforce, mas, na prática, isso não terá nenhuma influência em suas operações.

Mas essa independência não quer dizer que ambas as empresas não trabalharão juntas: a Salesforce já está pensando em como expandir sua oferta de produtos em parceria com a Tableau, basicamente expandindo as funcionalidades da plataforma Einstein (o local onde estão agrupadas todas as iniciativas de IA da Salesforce) e da Customer 360 (produto que cuida da análise de dados de venda e marketing), que podem se tornar muito melhores ao implementar a tecnologia da Tableau, considerada atualmente a melhor do mundo em matéria de analytics.

De acordo com Keith Block, CEO da Salesforce, boa parte do sucesso da empresa se deve à habilidade dela de antecipar as necessidades dos usuários e fornecer soluções antes mesmo dos problemas se apresentarem, e isso ficará ainda mais fácil com a ajuda dos softwares da Tableau.

Fonte: TechCrunch

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.