Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pequenos negócios criaram quase 80% das vagas de trabalho em outubro

Por| Editado por Claudio Yuge | 08 de Dezembro de 2021 às 23h40

Link copiado!

Pexels/Canva Studio
Pexels/Canva Studio

Micro e pequenas empresas (MPEs) abriram 201,7 mil novos postos de trabalho em outubro no Brasil. Isso representa 79,7% das 253 mil vagas criadas no mês no país. Os dados são de um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a partir de informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Segundo Carlos Melles, presidente do Sebrae, as micro e pequenas empresas mantiveram o bom desempenho na geração de empregos. “Os pequenos negócios são os que mais têm ajudado no aumento da criação dos novos postos de trabalho no país”, ressalta. Nos meses anteriores, o percentual estava em torno de 70%.

Continua após a publicidade

Quando considerados os meses de janeiro a outubro de 2021, 72,7% das novas vagas estão nos pequenos negócios: dos 2,6 milhões de empregos criados no Brasil, 1,9 milhão são de micro e pequenas empresas. “Em outubro, o acumulado das MPEs cresceu de cerca 1,8 milhão para 1,9 milhão. Nas médias e grandes, o incremento foi de apenas 3 mil vagas, de 587,7 mil para 590,7 mil.”

Segmentos com mais vagas

Na análise por setor, as MPEs de Serviços foram as que mais criaram vagas em outubro, com 87,5 mil. Em segundo lugar, vem o Comércio, com 61,3 mil novos postos de trabalho. A Indústria da Transformação teve 28,4 mil vagas a mais e a Construção Civil, 22,6 mil. Apenas o segmento de Agropecuária teve saldo negativo (1.153 vagas).

Nos principais setores monitorados, empresas de médio e grande porte apresentaram saldo negativo em três segmentos no mesmo período: Construção (que fechou 6,7 mil vagas), Agropecuária (com 2,3 mil) e Indústria da Transformação (com 81). Entre as áreas com abertura de postos de trabalho, o setor de Serviços teve incremento de 53,9 mil vagas e o de Comércio, 7,1 mil.