Publicidade

Maioria das empresas viu aumento no custo dos planos de saúde após covid

Por| Editado por Claudio Yuge | 01 de Julho de 2022 às 19h00

Link copiado!

Reprodução/Headway/Unsplash
Reprodução/Headway/Unsplash

A pandemia de covid levou a um aumento nos custos dos planos de saúde de 75% das empresas que participaram do estudo HR Trends Benefícios Corporativos 2022. Esta é a segunda edição da pesquisa da Propay, especializada em terceirização de soluções para recursos humanos.

Segundo a análise, muitos procedimentos, como cirurgias e tratamentos médicos, foram adiados durante o período mais crítico de isolamento social. Com isso, algumas empresas que não enfrentaram alta na sinistralidade — relação entre o número de procedimentos acessados pelo beneficiário e o valor pago pela empresa ao plano de saúde — talvez sofram em breve um aumento.

"Entender estes novos cenários e como as organizações estão lidando com isso é fundamental para a tomada de decisões táticas e estratégicas no que tange a gestão de pessoas”, diz Fernando Verderano, diretor de benefícios da Propay.

Continua após a publicidade

Além disso, a crise sanitária mundial levou ao crescimento da atenção à saúde mental. Levantamentos oficiais indicam a mais desestabilidade emocional nos últimos dois anos, com aumento de casos de depressão e ansiedade nos quadros de funcionários. No levantamento, 45% das companhias afirmaram que sua empresa oferece programas com foco em evitar doenças emocionais.

Horários alternativos para millennials

Outro ponto sensível do estudo é o esforço do RH para se adequar às necessidades das novas gerações. Cerca de 53% das empresas estão investindo em modelos de trabalho flexíveis como home office e horários alternativos, atendendo aos pedidos dos millennials.

Continua após a publicidade

A flexibilidade também é uma prioridade na negociação de benefícios. De acordo com a pesquisa, 30% das empresas implantaram benefícios flexíveis — vantagens além das obrigatórias por lei — após a pandemia. Na primeira edição da pesquisa HR Trends, de 2019, apenas 8% diziam ter tais benefícios. Na ocasião, 49% disseram que sabiam o que significava a importância dessas benesses, mas ainda não trabalhavam com elas.

O estudo foi realizado online, com profissionais de RH que trabalham com gestão de benefícios corporativos. Ao todo foram 413 respondentes que atuam em empresas nacionais e multinacionais de variados portes.

Fonte: Propay