Publicidade

Internet de casa é essencial para 74% dos trabalhadores brasileiros

Por| Editado por Claudio Yuge | 03 de Março de 2022 às 22h20

Link copiado!

Pixabay
Pixabay

O novo Índice de Banda Larga Cisco (Broadband Index), lançado nesta quinta-feira (3) pela fabricante de produtos de telecomunicação, revela que quase metade (48%) da força de trabalho global depende de sua internet doméstica para trabalhar em casa. Porém, no Brasil esse número sobre para 74%, o que mostra a grande importância do modelo home office no país.

A pesquisa analisa o acesso, a qualidade e o uso de banda larga doméstica. Nesta edição, foi realizada com quase 60 mil trabalhadores em 30 países, incluindo o Brasil. Outros números do estudo foram:

  • 75% dos trabalhadores acham que os serviços de banda larga precisam melhorar para que todos possam trabalhar de qualquer lugar;
  • No Brasil, 81% acreditam que a qualidade do acesso à internet é importante para o crescimento econômico do país;
  • Para 78% dos entrevistados, uma boa rede é fundamental para garantir que a população esteja bem informada e bem instruída;
  • Mais da metade (58%) diz que não conseguiu acessar serviços essenciais, como consultas médicas on-line e educação on-line, durante o lockdown.
Continua após a publicidade

A exclusão digital também foi tema do levantamento. Dentre os entrevistados, 65% afirmam que o acesso à banda larga confiável e com preço acessível se tornará um grande problema, pois a conectividade se tornará mais essencial para oportunidades de emprego e educação. Mais da metade (58%) dos ouvidos no mundo todo disse que não conseguiu acessar serviços essenciais, como consultas médicas e educação online durante o lockdown por não contar com uma banda larga confiável. O índice foi similar no Brasil, com 60% dos entrevistados.

No quesito trabalho híbrido, 75% dos trabalhadores no mundo afirmam que a banda larga precisa melhorar drasticamente para suportar o home office. No Brasil, esse índice é de 82%. Na média global, 78% dos ouvidos afirmam que a confiabilidade e a qualidade das conexões de banda larga são importantes, enquanto no Brasil o número sobe para 82%. Oito em cada dez entrevistados globais (84%), e 88% no Brasil, usam ativamente sua banda larga doméstica por quatro horas ou mais por dia. Além disso, três ou mais pessoas usam a internet ao mesmo tempo em 60% dos lares.

No grupo das pequenas e médias empresas, quase metade (48%) dos profissionais depende de sua internet doméstica para trabalhar ou administrar seu próprio negócio em casa. No Brasil, 56% dos pesquisados afirma trabalhar ou gerir seus próprios negócios de casa. Por fim, quase metade dos entrevistados globais (44%) planeja atualizar seu serviço de internet nos próximos 12 meses. No Brasil, o percentual é de 49%.