Google faz acordo e paga 300 empresas da Europa por uso de notícias
Por Márcio Padrão | Editado por Claudio Yuge | 11 de Maio de 2022 às 22h30
O Google chegou a acordos com mais de 300 empresas de jornalismo da União Europeia para exibir o conteúdo de suas notícias no mecanismo de busca da big tech. De acordo com o blog do Google, editoras na Alemanha, Hungria, França, Áustria, Holanda e Irlanda assinaram o acordo. O valor do negócio não foi revelado.
Apesar de o Google trabalhar em parceria com diversas empresas de mídia para alimentar sua plataforma Google News Showcase, em 2019 passou a vigorar na União Europeia a Diretiva Europeia de Direitos Autorais, que garante que as editoras de dentro do bloco de países sejam compensadas solicitem pagamento sempre que as plataformas online usarem seu conteúdo.
Com as novas regras, as empresas de jornalismo poderiam negociar com plataformas como Google e Facebook sobre a reprodução de seu conteúdo. Em 2021, o Google firmou um acordo para criar um critério de pagamento a editoras alemãs, mas com exceção de hospedagem de pequenos trechos das notícias. A empresa agora expandiu o alcance desses acordos e lançou uma ferramenta da web para facilitar futuros acertos com as editoras.
Mais de 220 agências de notícias na Alemanha firmaram esses acordos com o Google, como Der Spiegel, Zeit, Frankfurter Allgemeine Zeitung e outras. Esses acordos não se limitam a notícias em texto, mas também vídeos de canais de TV como a N-TV e RTL.
A tendência de empresas de mídia obterem acordos com as big techs também se alastrou por outros países. Em 2020, a Austrália foi o primeiro país a exigir que Facebook e Google pagassem pelo conteúdo de empresas de mídia, o que causou tensão entre o governo do país e as empresas. No início de 2021, o Facebook chegou a um acordo com a News Corp, no qual concordou em pagar pelo acesso a notícias na Austrália.