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Google não supervisionará dinheiro dado às empresas de notícias

Por| 31 de Março de 2021 às 14h35

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Divulgação / Google
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Após ter fechado acordos de licenciamento com mais de 600 veículos de notícias ao redor do mundo e gastado US$ 1 bilhão com esses publishers, o Google já avisou: “Não cabe a nós dizer a um editor de notícias como administrar seus negócios”. Ou, em outras palavras, a gigante das buscas não supervisionará o uso desse dinheiro por parte das empresas de comunicação.

O projeto, que leva o nome de News Showcase, está em andamento, com o Google negociando com outras editoras, inclusive nos EUA. O programa, que durará até 2023, é o maior esforço da companhia para investir em uma indústria que culpa os gigantes da tecnologia por desviar sua receita de publicidade. Combinados, Facebook e Google controlam mais da metade do mercado de publicidade digital.

“A intenção do nosso pagamento é ajudar e facilitar para que os editores participarem do programa”, disse Brad Bender, vice-presidente do Google que supervisiona o News Showcase, à agência de notícias Reuters. “Mas, em última análise, [o projeto] está a serviço para criar um futuro mais sustentável para as notícias.”

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Mas, a hesitação do Google em responsabilizar os editores pela geração de resultados de negócios a partir dos fundos pagos, deixa dúvidas sobre se a indústria de mídia vai finalmente se tornar lucrativa. Isso após várias tentativas de empresas de tecnologia de fornecer suporte e melhorar sua perspectiva de ganhos.

Melhoras

De qualquer forma, o próprio Google afirmou nesta quarta-feira (31) que já está vendo um "grande aumento" de usuários solicitando mais conteúdo de publicações específicas como parte do News Showcase. Bender expressou otimismo sobre o News Showcase, que pode conduzir as editoras em direção a um futuro mais brilhante. O executivo afirmou que a empresa apoiaria o programa além do US$ 1 bilhão inicial. “Estamos comprometidos em fazer parte da solução”, disse ele.

Nos últimos seis meses, o News Showcase foi anunciado no Reino Unido, Austrália, Argentina, Brasil e Alemanha, com mais de 90% dos publishers considerados jornais locais, regionais ou comunitários. Também nesta quarta-feira, no blog oficial da iniciativa, foi anunciada a entrada dos veículos de mídia da Itália.

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Contrapartida

Bender afirmou que o único requisito do Google para os candidatos ao financiamento é que eles forneçam uma determinada quantidade de conteúdos diariamente. O financiamento ajuda a equipe de jornalistas a organizar o conteúdo, conhecido como painéis, que são apresentados nos aplicativos News e Discover do Google. Os usuários podem “seguir” os publishers para obter mais painéis deles. Veículos como The Financial Times (Inglaterra) e The Canberra Times (Austrália) estão gerando 7.000 painéis por dia e os usuários seguiram esse formato de conteúdo mais de 200 mil vezes.

O Google afirmou ainda que a opção de selecionar mais conteúdo de alguns editores já existia na ferramenta de notícias do Google antes. No entanto, os painéis do News Showcase nos países onde o programa está disponível agora representam uma porcentagem de dois dígitos de todos os seguidores. Com o tempo, o Google espera que os publishers possam transformar seguidores em assinantes pagos ou obter um faturamento maior com publicidade a partir do aumento da audiência.

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A Reuters relatou ainda que o valor pago individualmente a cada veículo na França via News Showscase varia de US$ 1,3 milhão para o jornal Le Monde a US $ 13.741 para a editora local La Voix de la Haute Marne. No entanto, o Google se recusou a comentar os termos comerciais no país europeu ou em qualquer outro lugar.

Bender reconheceu que o Google, ao projetar o novo programa, não consultou sindicatos e outras organizações que representam jornalistas. Muitas entidades representativas do setor nos Estados Unidos criticaram fundos de private equity por comprar empresas de mídia, reduzindo custos e enfraquecendo o conteúdo.

No entanto, o Google afirmou também que garantir que os fundos do News Showcase aumentem o número de jornalistas de redações e não as carteiras dos proprietários é uma conversa que os profissionais do setor deveriam ter com os publishers.

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O Google disse que não tem planos de gerar receita com o News Showcase, assim como outros recursos relacionados a notícias.

Fonte: Reuters