Publicidade

Google encerrará suporte a sites de perfis comerciais a partir de março

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Janeiro de 2024 às 19h29

Link copiado!

Alex Dudar/Unsplash
Alex Dudar/Unsplash
Tudo sobre Google

Os sites e os perfis comerciais com domínios do Google estão em xeque, pois a Gigante de Mountain View anunciou recentemente que irá encerrar esse segmento entre 1º de março e 10 de junho deste ano. No caso, as empresas que possuem algum vínculo com a área comercial do Google terão um período de aproximadamente três meses para adaptar seus domínios.

O que muda com o encerramento

De acordo com a companhia, os sites criados usando os perfis de empresas do Google serão desativados. Além disso, clientes que acessarem sites comerciais do Google serão notificados com a mensagem de "página não encontrada" devido ao fim do suporte, mas isso acontecerá somente se uma nova página não for informada pelo empresa que usufrui dos serviços do Google atualmente.

Continua após a publicidade

O Google ainda especifica que os domínios "business.site" e "negocio.site" deixarão de aparecer como endereços, mas que nenhum outro aspecto dos perfis comerciais será abalado pelo fim do suporte. Contudo, para evitar que as pessoas deem de cara com mensagem de página não encontrada, a empresa compartilha as seguintes dicas:

  • Atualizar o perfil do Google da sua empresa para apontar para o novo site;
  • Criar sites com diferentes domínios, como WordPress, Squarespace, GoDaddy, Google Sites e Shopify, no caso de você querer continuar a ter um site para o seu negócio.

A Gigante das Pesquisas também destaca que as alterações não afetarão seus negócios se você não tiver um site gerado com perfil comercial do Google.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Como ficam as campanhas publicitárias

O Google também informou que os perfis usados para campanhas publicitárias precisam ser atualizados com anúncios em um link alternativos até o dia 1º de março. Se isso não for feito, os usuários têm a opção de interromper suas campanhas por tempo indeterminado até que o endereço secundário seja fornecido.

Por exemplo, caso você tenha estabelecido um domínio personalizado para direcionar o tráfego para o seu site criado por meio do perfil comercial no Google, o redirecionamento estará em ativo apenas até o dia 10 de junho.

Para garantir que as empresas não sejam prejudicadas com a alteração, o Google sugere que você acesse a conta de hospedagem da sua empresa e habilite a opção “redirecionar”. Isso permitirá o redirecionamento do seu domínio de terceiros para um site substituto antes do prazo final.

Continua após a publicidade

Por fim, o Google não revelou o motivo que levou à decisão de encerrar seu suporte para sites e perfis comerciais. Resta aguardar até que a Bigh Tech se posicione oficialmente.