Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google é mais uma vez acusado de monopólio do Android, agora na Índia

Por| Editado por Claudio Yuge | 20 de Setembro de 2021 às 22h40

Link copiado!

(Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)
(Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)
Tudo sobre Google

Após uma investigação que começou em 2019, a Comissão de Concorrência da Índia (CCI) acusa o Google de abusar de sua posição dominante no mercado de sistemas operacionais móveis no país. Segundo o relatório do processo, a empresa inibe a competitividade e a inovação ao impor contratos unilaterais a fabricantes de aparelhos e desenvolvedores de aplicativos.

As criadoras de celulares têm de assinar um acordo que determina que os apps e serviços para Android sejam pré-instalados em seus dispositivos. Nessas negociações, o Google oferece uma divisão de receitas lucrativa, o que faz os parceiros preferirem manter um ecossistema de serviços e aplicativos da marca.

Continua após a publicidade

Essa ação afeta os competidores do segmento de buscas, já que o app do Google Search é colocado na tela inicial de todos os equipamentos que usam o sistema operacional Android. Isso impede que os concorrentes superem a vantagem competitiva da empresa.

Os contratos unilaterais impostos pelo Google garantem que o consumidor use os produtos e serviços da companhia — e ela mantenha seu domínio. Se for condenada, a empresa pode ter de abandonar as práticas que a CCI considera anticompetitivas.

Outros processos

O Google enfrenta investigações antitruste em várias partes do mundo — como EUA, Europa, Japão e Coreia do Sul. Na semana passada, autoridades da Coreia do Sul multaram a empresa em US$ 177 milhões por bloquear versões personalizadas do Android.

Continua após a publicidade

Em comunicado à Android Central, a companhia informa que o Android permitiu que milhões de cidadãos indianos se conectassem à internet ao tornar os aparelhos de celular mais baratos. “Queremos demonstrar à CCI que o Android levou a mais competitividade e inovação, não menos."

Fonte: Android Central