Google abandona serviço de registro de domínios
Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Junho de 2023 às 17h02
Nesta quinta-feira (15), o Google Domains foi vendido para a Squarespace: a divisão foi negociada pela Alphabet, controladora da Gigante das Buscas, para a empresa concorrente por US$ 180 milhões. No pacote, a compradora assume cerca de 10 milhões de domínios registrados por milhões de consumidores, incluindo de clientes do Google Workspace.
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Se você é um desses clientes, porém, fique tranquilo: a Squarespace não vai abandonar a plataforma e nada deve mudar por enquanto. A companhia garante que manterá os preços contratados pelos clientes atuais por pelo menos 12 meses após a conclusão da fusão.
Contudo, a calmaria só vai durar até as autoridades aprovarem o negócio e a negociação for finalizada — o que deve acontecer no terceiro trimestre de 2023.
"É nossa prioridade apoiar uma transição suave para os clientes nos próximos meses com a ajuda da equipe do Google Domains", pontuou o vice-presidente e gerente-geral de compras na divisão Merchant Shopping do Google, Matt Madrigal. "A Squarespace pode fornecer uma experiência integrada de compra e gerenciamento de domínios, além de oferecer outras ferramentas que esses clientes possam precisar para construir sua presença online", complementou.
Google Domains agora é da Squarespace
Durante o período de transição, a Squarespace aproveitará a infraestrutura do Google que dá suporte ao Domains para migrar os clientes. Após a finalização do negócio, a nova proprietária se tornará o provedor de domínios exclusivo para qualquer cliente que comprar um domínio junto com a sua assinatura do Workspace (incluindo o G Suite clássico) diretamente do Google por um período mínimo de três anos.
Os serviços de cobrança também serão fornecidos pela nova detentora do Domains. O Google afirma que o registro e a delegação DNS não serão afetados pela transição.
Por fim, caso a mudança desagrade, consumidores poderão transferir o domínio para qualquer outra companhia. No anúncio, o Google ressaltou que a opção sempre existiu e que continuará disponível a qualquer momento.