Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova ferramenta do Chrome vai alertar sobre URLs digitadas incorretamente

Por| 30 de Janeiro de 2019 às 22h30

Link copiado!

Nova ferramenta do Chrome vai alertar sobre URLs digitadas incorretamente
Nova ferramenta do Chrome vai alertar sobre URLs digitadas incorretamente
Tudo sobre Google

Todo mundo já passou pelo menos uma vez por esse problema: digitar o endereço de um site com uma única letra errada e acabar direcionado para um site suspeito com uns links com "cara" de vírus. Mas esse é outro problema que a Google pretende corrigir em breve para os usuários do seu navegador Chrome.

De acordo com o ZDNet, a empresa já está trabalhando em uma ferramenta que identifica quando um endereço foi digitado de forma incorreta — e que muitas vezes leva o usuário para um site que tenta se passar pelo verdadeiro, mas com diversos links maliciosos criados para roubar senhas e credenciais de acesso de quem clica neles. Com a nova ferramenta, o navegador mostrará um painel embaixo da barra de endereços indicando que você pode ter digitado errado o endereço do site, e sugerindo fazer o redirecionamento para o domínio correto — mais ou menos como acontece quando você digita uma palavra errada no buscador da Google.

Essa função já está sendo testada desde o lançamento do Google Canary 70 no fim do ano passado, e já pode ser habilitada em modo experimental na versão mais atualizada do Chrome. Para isso, é só colar no navegador o endereço chrome://flags/#enable-lookalike-url-navigation-suggestions e escolher a opção “Enabled” na ferramenta “Navigation suggestions for lookalike URLs”. Mas, mesmo em sua versão final, a ferramenta não irá funcionar com exatamente todos os sites da internet, valendo apenas para aqueles mais conhecidos e que costumam ter seus nomes usados por criminosos para enganar internautas distraídos.

Continua após a publicidade

Por enquanto, a opção está disponível apenas em modo experimental, e utilizá-la pode criar conflitos durante a navegação, além de afetar a segurança do seu computador. A Google já confirmou que a ferramenta será disponibilizada de modo oficial no futuro próximo, mas ainda não deu nenhuma previsão de quando isso deve acontecer.

Fonte: Engadget