Mozilla vai implementar gerador aleatório de senhas no Firefox

Por Rafael Arbulu | 28 de Junho de 2019 às 22h00
Divulgação/ Mozilla
Tudo sobre

Mozilla

Saiba tudo sobre Mozilla

Ver mais

O Firefox ganhará, até setembro deste ano, um recurso de geração aleatória de senhas por parte da sua controladora, a Mozilla Foundation. O recurso não é exatamente novo: o Chrome, da Google, já conta com algo similar desde 2018 e o Firefox Nightly — a versão do navegador da Mozilla para testes de novas funções — já o tem, embora sua ativação exija um pouco de conhecimento técnico.

Prevista para chegar na versão 69 do Firefox, a geração automática de senhas funciona exatamente do jeito que se espera: por meio de uma caixa de seleção posicionada dentro do menu de configurações do navegador, o usuário poderá utilizar a ferramenta para criar uma senha específica para cada um dos serviços onde mantiver uma conta ou perfil, ampliando a sua segurança e evitando senhas mais óbvias, comumente descobertas por hackers e especialistas em engenharia social.

Recentemente, o Firefox ganhou um gerenciador de senhas para dispositivos móveis. Chamado de Firefox Lockwise, o aplicativo permite que seus usuários acessem do smartphone as senhas que armazenaram no navegador pelo desktop.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

E como habilitar isso agora?

Se você acompanha o Canaltech, já viu algumas matérias aqui no site mostrando listas de senhas mais usadas por empresas e usuários. Se você leu essas listas, então você sabe que existe uma quantidade assustadora de pessoas que se valem de senhas simples, fáceis de serem adivinhadas e constituídas exclusivamente de poucas letras, ou palavras básicas. Entre dezembro de 2018 e abril de 2019, abordamos esse assunto duas vezes.

Desnecessário dizer que isso é uma fonte de dor de cabeça para muitas pessoas: uma pessoa mal intencionada, porém geniosa, poderia facilmente descobrir essas senhas e invadir um sistema que, se pertencente a um usuário, lhe permitiria sequestrar perfis de redes sociais ou, pior ainda, roubar informações confidenciais, bem como alterar parâmetros de sistemas operacionais.

No caso de empresas, isso pode ser ainda pior: imagine servidores inteiros invadidos por pessoas mal intencionadas, e os dados de uma corporação completamente abertos, disponíveis para roubos ou passíveis de serem deletados.

Por isso, uma senha poderosa é a primeira de muitas camadas de segurança que se fazem necessárias na era digital. O recurso anunciado pela Mozilla, do qual falamos acima, só chega oficialmente em setembro deste ano, mas há uma versão reduzida dele já em funcionamento — só que para isso, você deve usar o navegador conhecido como Firefox Nightly. Para fazer isso, siga os passos abaixo:

Firefox Nightly é a versão do navegador da Mozilla para testar novas funções antes que elas apareçam no app principal (Imagem: Divulgação/Mozilla Foundation)
  • Baixe o Firefox Nightly diretamente da página da Mozilla: é o mesmo endereço de onde você pega o Firefox comum, bastando apenas rolar a tela até a base. Geralmente, ele fica lá no final da página
  • Abra o Firefox Nightly e digite “about:config” (sem as aspas) na barra de endereços, clique em “Eu aceito o risco” e, depois, em “Mostrar tudo”
  • Dentro da página que se abrir, você deverá ativar duas funções: “signon.generation.available” e “signon.generation.enabled”. Mude ambas para “true”. Não mexa em mais nada aqui! São várias opções, todas atreladas ao funcionamento sistêmico do navegador: se você não tem o conhecimento técnico necessário e editar qualquer outra opção, o broswer inteiro pode parar
  • Saia da página e vá para o menu normal de configurações
  • Neste menu, agora há uma opção nova, que diz “Suggest and generate strong passwords" (“Sugira e crie senhas fortes”, na tradução literal)
  • Depois disso, diante de qualquer tela de login, no campo de senha, basta dar dois cliques que o navegador criará uma sugestão forte para você
(Captura de Imagem: Rafael Arbulu)
(Captura de Imagem: Rafael Arbulu)
(Captura de Imagem: Rafael Arbulu)

É válido ressaltar, porém, que a função dentro do Firefox Nightly funciona apenas com campos de inserção de senha que atuem sob o atributo HTML conhecido como “autocomplete=’new-password’”. Em outras palavras, ele não vai atuar em todo e qualquer campo e, diante destes casos, você deverá criar uma senha à moda antiga. A Mozilla assegura, porém, que a função chegará ao Firefox 69 apresentando compatibilidade com todos os atributos de inserção de senha, abrangendo a todos os usuários.

Fonte: SC Magazine

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.