Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mozilla adiciona bloqueio de assinatura digital e criptomining ao Firefox

Por| 09 de Abril de 2019 às 19h31

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Mozilla

A Mozilla está testando novas ferramentas de segurança para a próxima atualização do Firefox. A empresa quer adicionar bloqueios à mineração de criptomoedas e contra fingerprinting de forma padrão em seu navegador.

O fingerprinting (do termo inglês que pode ser traduzido como assinatura digital) é uma prática em que um site consegue saber as configurações de seu navegador e criar uma assinatura digital para registrar suas informações de navegação, mesmo que você tenha apagado os cookies.

Já a mineração de criptomoeda é uma prática mais conhecida nos últimos tempos em que uma pessoa roda um programa em seu computador ou, no caso, navegador, sem que você autorize ou perceba. A ideia é usar o processamento de seu computador para efetuar cálculos de mineração de criptomoeda em um sistema de nuvem. O resultado é que, ao usar parte do processamento de seu device, é possível que seu sistema tenha lentidão, trave e consuma mais bateria.

Para bloquear estas duas ameaças, a Mozilla fechou uma parceria com a Disconnect, empresa que ajuda a mapear os sites que já foram reconhecidos por estas ações evitando que você caia de inadvertidamente nesses golpes.

Continua após a publicidade

Quem já tem estas versões pode acionar a opção:

  • Clicando menu de preferências do Firefox no canto superior direito;
  • Entrando em “Privacidade e segurança”;
  • Clicando agora em “Avançado;
  • Alí, haverá a opção de acionar as duas proteções. Para funcionar, as caixinhas precisam estar marcadas, como na foto.

Com isso, o navegador vai passar a mostrar um ícone no formato de um escudo toda vez que bloquear não somente cookies, mas também as ameaças citadas.

Continua após a publicidade

O programa está em fase de testes nas versões Beta 67 e na Nighty 68 do Firefox, sendo que deve chegar ao programa público nas próximas semanas.

Fonte: Mozilla